Com 45 quilos de ração na bagagem, documentos que compravam vacinas e roupas feitas especialmente para o frio, dois cães da raça dogue alemão estão prontos para cruzar 36 cidades a bordo de um motorhome e chegar ao Ushuaia, na Patagônia argentina. A viagem, organizada pelo casal caxiense Tomás Almeida, 35 anos, e Bruna Pistore, 32, é repleta de grandes números.
Juntos, os irmãos, como são tratados pelos tutores, somam cem quilos. LeBron, o cachorro mais novo da dupla, tem seis anos, 56 quilos e 1,80 metro quando fica sobre duas patas. Já a cadela Áquira, que chegou antes na família, há 12 anos, pesa 46 quilos e tem 72 centímetros de cernelha (medição que vai do ponto mais alto do ombro do cão até a pata dianteira).
Para chegar na cidade mais austral do planeta, no extremo sul da América, a trupe embarcará em um Renault Master Furgão equipado com banheiro, cozinha e cama. O veículo com 6,20m de comprimento e 2,30m de largura, já é bem maior que o carro de passeio com o qual os cães estão acostumados a irem para praia.
— Eles se acomodam, já fomos diversas vezes de HB20 para Santa Catarina, mas dessa vez a viagem é mais longa, precisávamos de mais conforto e vamos parar quantas vezes forem preciso — garante Almeida.
Entre ida e volta, programada para o fim de abril, serão 10.242 quilômetros pela Ruta 3, até o Ushuaia, e depois pela Ruta 40, com destino a Bariloche e com a Cordilheira dos Andes servindo de paisagem. A aventura, motivada pela doença da cadela Áquira, será documentada no canal do Youtube e na página do Instagram da dupla, que já conta com mais de 220 mil seguidores:
— A Áquira ficou muito doente, quase a perdemos, e então decidimos dar um jeito de tirar o plano no papel. Só faria sentido se a viagem fosse em família, então comecei a vender camisetas, postei o projeto na rede social e a partir disso tudo mudou. Temos ajuda de muitos seguidores e patrocinadores que garantiram a viagem — conta Bruna.
Surda desde que nasceu, Áquira está com a mobilidade comprometida pelo desgaste das patas e utiliza órteses nos joelhos que ajudam a caminhar. Para as trilhas, que o casal pretende fazer ao longo da viagem, um carrinho especial vai ajudá-la.
LeBron, batizado em homenagem ao astro do basquete americano, é dócil, brincalhão e parece não saber o tamanho que tem. Suas dezenas de pelúcias que o acalmam e o distraem por horas serão levadas na viagem, assim como as camas e roupas para frio. Em abril o Ushuaia pode registrar temperaturas negativas, e em Bariloche pode nevar.
Os grandões estão prontos. Têm a sorte de terem tudo organizado pelos tutores e não sentirem a ansiedade que antecede viagens. Agora, falta apenas fazer as malas do casal:
— Vamos exercitar o minimalismo, levaremos para nós só o necessário para não ocupar espaço — afirma Bruna, ao justificar o motivo de ter liberado uma bolsa tão pequena para o marido levar suas coisas.
Influenciadores pets
A expedição “Gigantes na Estrada” poderá ser acompanhada diariamente pelos seguidores da dupla no perfil @aquira_e_lebron no Instagram. A viagem também vai virar série no Youtube, organizada por Bruna, que trabalha com marketing.
A conta na rede social mostra a rotina do casal dividindo a vida com pets tão grandes. Os gastos para manter os cães, segundo Bruna e Tomás, são estimados em R$ 4 mil por mês. No entanto, o carisma de LeBron e os cuidados necessários com Áquira garantem o engajamento e as parcerias realizadas.
— Toda a nossa rotina é focada neles. Um de nós sempre passa em casa ao meio-dia para ver como eles estão e passamos toda a noite envolvidos nas atividades e brincadeiras deles. Como a Áquira tem bastante dificuldade de locomoção em função da idade avançada, a gente também faz sessões de fisioterapia com ela. Toda essa rotina é mostrada no perfil, então eles recebem sempre muito carinho de todos — conta Bruna.