O início das aulas em parte da rede privada de ensino de Caxias do Sul ocorre nesta quarta-feira (14). Conforme o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), a maioria das instituições retorna até a próxima segunda-feira (19). Contudo, cada escola tem autonomia para definir o calendário escolar, desde que cumpra os 200 dias letivos previstos em lei.
Segundo o sindicato, há 25.140 alunos, contando Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio na rede particular do município. Entre os colégios que voltam às aulas nesta quarta estão o La Salle Carmo, La Salle, São José, Pastorinhas, São João Batista e Adventista. No Carmo, são 1.730 estudantes que iniciam o ano letivo. No La Salle Caxias, são 1,1 mil alunos.
Já na rede Caminho do Saber, os alunos dos anos inicias começam na quarta, enquanto os estudantes dos anos finais e do Ensino Médio retornam às aulas na quinta-feira (15). No total, são cerca de 1,3 mil alunos de volta ao ambiente escolar.
O retorno dos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais (até 4º ano) ocorre em clima de Festa Nacional da Uva. A escola terá decoração temática, que conta a trajetória da imigração italiana, com diversos objetos típicos, incluindo também um parreiral de uvas cenográfico. Além disso, está previsto um espaço para contação de histórias para as crianças, encenando a chegada dos imigrantes com um navio e um baú com objetos da época.
— A ideia é trabalhar a volta às aulas em conjunto com a nossa festa maior, a Festa da Uva, que estará acontecendo no mesmo momento. Precisamos valorizar esse evento grandioso e culturalmente tão importante para nossa cidade. Ao longo das primeiras semanas, o tema da imigração italiana e da festa será trabalhado em sala de aula — afirma a Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino.
O vice-diretor do colégio São José, Vinicius Tenedini, por sua vez, afirma que um novo ano acadêmico é um oportunidade para dar continuidade a histórias, resignificando saberes. A partir desta quarta, cerca de 1,8 mil alunos voltam ao colégio.
— Neste ano, trazemos o tema Building Connections - Faça o bem sem olhar a quem, pois acreditamos na unidade de toda a comunidade educativa. Outro ponto importante é que, durante o período de recesso, investimos em melhorias estruturais. Fizemos obras na recepção, banheiros e auditório, novas classes e reformas de salas de aula, reforma das salas de dança, troca do piso da quadra interna e pintura de diversos espaços. Também seguimos com as melhorias no controle de acesso através das catracas —ressalta ele.
Na próxima segunda-feira voltam às aulas os colégios Madre Imilda, São Carlos, Murialdo, Santa Maria Goretti e Raio de Luz, entre outros. Na rede estadual, as aulas também são retomadas na segunda-feira. Já as escolas municipais dão início ao ano letivo na terça-feira (20). Já no dia 26 de fevereiro é a vez dos alunos do Cetec retornarem às salas de aula.
Expectativa pelo retorno
O presidente do Sinepe, Oswaldo Dalpiaz, afirma que o clima é de otimismo na rede particular porque há um aumento de alunos matriculados. O número não chega a alcançar os patamares de antes da pandemia, mas, mesmo assim, é considerado positivo:
— Na Educação Infantil, os colégios estão recuperando o número de crianças que tinham antes da pandemia. Já em relação ao novo Ensino Médio há uma certa preocupação referente ao Enem, já que existe a possibilidade de mudanças. Outra questão tratada na rede particular é sobre a tecnologia, principalmente, o uso da inteligência artificial para melhorar a metodologia das aulas e, assim, aprofundar toda a questão do processo ensino-aprendizagem — descreve Dalpiaz, que acrescenta que a a ideia é utilizar a tecnologia também em benefício da própria gestão das escolas.
O presidente ressalta que um novo ano letivo costuma ser um momento marcante na vida dos estudantes.
— É um momento de acolhimento, de fazer com que o aluno que está chegando se sinta participante deste novo ambiente e dessa comunidade é muito importante. Dá a ele segurança e bem-estar. Assim também em relação aos antigos alunos, acolhendo-os e mostrando a alegria do retorno é valorizá-los e aumentar neles o sentimento de pertencimento —ressalta Dalpiaz.
Impacto no trânsito
O gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Joelson Queiroz, ressalta que, em 2024, o início do ano letivo coincide com a Festa da Uva, que começa na quinta-feira (15). Como haverá os desfiles no Centro durante a semana, ele alerta para o impacto no trânsito, especialmente, próximo aos colégios La Salle Carmo e São José. Ele afirma que as equipes da Fiscalização de Trânsito já estão preparadas para atuar no entorno dessas escolas.
— Há um trabalho intenso, principalmente, para gerar fluidez no trânsito em torno dessas escolas com os drive-thru, que são as canalizações e a retirada das vagas de estacionamento para o momento de entrada e saída dessas. A gente tira uma média de 10 a 12 vagas na área central, para que haja uma fluidez de todo o coletivo próximo dessas escolas — explica Queiroz.
Ele alerta ainda para o impacto no colégio São João Batista, onde há um transtorno significativo, principalmente no horário do meio-dia, devido aos restaurantes próximos. Com o movimento intenso, há transtornos, principalmente, na Moreira César. Ele orienta os pais que não usem o corredor de ônibus.
— Na Os Dezoito do Forte temos dois colégios muito próximos, que são o La Salle Carmo e o São José, então quem circula por ali têm que ter uma atenção redobrada. Os demais motoristas, se puderem evitar esses locais nos horários de entrada e saídas dos alunos é um apelo que nós fazemos todos os anos. Outro ponto é a Sinimbu, que é o local de acesso pelo lado oeste tem a faixa da esquerda destinada a entrada dos alunos na escola. Quem passa por ali próximo ao São Carlos também temos um pedido para que tenham um cuidado especial, e o mesmo próximo ao Madre Imida, em Lourdes.
Apoio dos pais
As direções de algumas instituições já acionaram a secretaria de Trânsito para que promovam encontros e orientem os pais sobre como devem se comportar ao deixar e buscar os filhos nas escolas. Por isso, o gerente aponta que é preciso a colaboração dos pais.
— Vale ressaltar que precisamos muito do apoio dos pais que vão levar seus filhos nas escolas, eles têm que ter a consciência, acima de tudo, de que o trânsito é coletivo. Eles precisam estar atentos que se não tem espaço para parar com o carro em um local, que se parar vai gerar um prejuízo para circulação, eu não devo estacionar, e sim buscar um espaço regulamentado para que não gere um prejuízo para a coletividade — destaca.