Pais de estudantes e funcionários da Escola Raio de Luz, em Caxias do Sul, estão apreensivos com a falta de sinalização em frente ao prédio do colégio e cobram a presença da fiscalização de trânsito, principalmente, em horários de movimento intenso, entre às 18h e às 18h30min, quando os estudantes deixam o colégio. A escola fica na Avenida Barão de Santo Ângelo, entre as Ruas Humberto de Campos e Nestor Moreira, no bairro Jardelino Ramos. A direção da escola afirma que o trânsito se tornou mais caótico depois que a linha de ônibus do bairro foi deslocada para a avenida em frente à instituição, já que no horário de entrada e saída dos alunos a via não comporta o fluxo de veículos dos pais, moradores e funcionários das empresas da região.
A enfermeira Zenaide da Luz Nunes, 41 anos, é mãe de duas meninas, de 11 e quatro anos, que estudam na escola. Ela ressalta que os motoristas trafegam em alta velocidade e não respeitam a sinalização que está apagada.
— O trânsito está desorganizado em frente à escola. Não tem vagas para estacionar quando vamos buscar as crianças e os carros ficam no meio da rua, na contramão. Com o ônibus, a situação piorou — reclama.
Zenaide ressalta que a prefeitura pintou as calçadas na Rua Nestor Moreira, paralela ao colégio.
— Eles pintaram a sinalização na quadra do lado, mas até agora a situação segue a mesma na frente da escola. Nós sabemos onde é a faixa de segurança, bem na porta de entrada do colégio, mas muitos motoristas que não conhecem a região passam em alta velocidade, pois a faixa está apagada. Precisamos de atenção — cobra Zenaide.
"É UM CAOS"
Mãe de duas meninas de 13 e 9 anos, a massoterapeuta Júlia Beatriz Spaniol Evaldt, 47, conta que em junho deste ano um ônibus bateu no carro dela, que estava estacionado. Isso porque os motoristas têm dificuldade para fazer a curva ao sair da Avenida Barão de Santo Ângelo e acessar a Nestor Moreira.
— Desde que mudou o itinerário dessa linha é um caos, é inviável esse trajeto. Não sei como não se deram conta ainda. A parada de ônibus fica bem em frente ao portão, já ajudaria se ela fosse colocada mais para frente — ressalta Júlia.
Ela destaca que os pais cobram a presença de fiscais na escola e o reforço da sinalização nas proximidades da instituição:
— Já solicitamos a presença de fiscais e não fomos atendidos. Precisamos de mais atenção na frente da escola antes que aconteça algo pior. Não podemos esperar as tragédias acontecerem para que tomem providências. Depois que acontecem os acidentes não adianta mais — indigna-se.
Mãe de um menino de 11 anos, a psicóloga Marli Lodi Reis, 54, atua como perita e examinadora de trânsito.
—A educação dos motoristas é essencial até para que eles sirvam de modelo às crianças. Claro que tem que partir do motorista, mas se a fiscalização estiver presente para orientar esses motoristas, conversar e monitorar, a situação irá mudar. O reforço da sinalização também é essencial — aponta Marli.
"É uma vergonha o que está acontecendo", afirma vice-diretora
A vice-diretora da escola Raio de Luz, Simone Aver Frizon, 52, está indignada com a situação. Afirma que todos os anos, a instituição solicita a pintura da sinalização para garantir a segurança dos alunos e sempre demora para que a demanda seja atendida.
—Em junho solicitei na Secretaria de Trânsito a pintura da sinalização e já liguei três vezes para conferir como está a solicitação e me informam que está em análise. A equipe esteve aqui no bairro e pintou a sinalização da rua ao lado e colocou uma nova placa de Pare, mas aqui em frente não fizeram nada.
Ela se queixa de descaso por parte do poder público e conta que a situação está caótica e o trânsito é muito tumultuado no final da tarde.
— É uma vergonha o que tem acontecido. Acredito que isso seja descaso e falta de atenção do município com os alunos e pais da nossa escola. O trânsito está perigoso para as crianças. Temos alunos com necessidades especiais e com dificuldade de locomoção e precisamos de atenção por parte do município a essas demandas. Tem acontecido acidentes entre ônibus e os carros dos pais em frente ao colégio e temos receio que aconteça algo ainda mais grave.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Por email, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), ressalta que a revitalização da sinalização de trânsito na Avenida Barão de Santo Ângelo está no cronograma de ações a serem executadas pela pasta. Segundo a nota, serão realizados trabalhos de pintura nos meios-fios e das faixas de pedestres instaladas no local. Entretanto, não há um prazo para a execução do serviço. As demandas são de competência do departamento de Sinalização Viária da secretaria, responsável pelos trabalhos de sinalização de trânsito em toda a cidade, e outras ações estão em andamento e no planejamento do setor.
Em relação à fiscalização, a secretaria reforça que tem acompanhado a entrada e a saída de estudantes em instituições de ensino e incluirá o local para monitoramento com maior frequência. Contudo, diante do efetivo de fiscais de trânsito, é inviável a presença dos agentes em todas as escolas e a secretaria tem destinado mais atenção às instituições com grande movimentação de pessoas e de veículos.