No mundo todo, os cristãos têm a tradição de desmontar as decorações de Natal em 6 de janeiro por ser o Dia de Reis, que marca a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. No entanto, um casal de idosos de Caxias do Sul seguirá com as suas peças expostas pelo menos até o final do mês.
Moradores do bairro Rio Branco, Jorge Rodrigues de Souza, 69 anos, e Maria Inês Marchetto, 67, são apaixonados pelo Natal desde criança. O casal de aposentados vive atualmente em um apartamento de 100 metros quadrados, mas que fica pequeno com tantos enfeites. Entre Papais Noéis, guirlandas, bolinhas, brinquedos e itens eletrônicos, são mais de mil peças.
A coleção começou logo no início do matrimônio, há 31 anos. As peças, em sua grande maioria, foram compradas em lojas de Caxias do Sul. Mas também tem aquelas que foram garimpadas em cidades vizinhas.
Com uma vasta opção de enfeites
Há seis anos, eles começaram a organizar uma lista de visitas para que os amigos pudessem conhecer a decoração. Conforme o casal, são mais 80 pessoas que circulam pelo apartamento em horários pré-agendados. O número de visitantes é tão grande que em outros anos eles chegaram a estender a decoração natalina para a segunda quinzena de março. E, claro que os pequenos são os que mais se encantam.
— As crianças chegam a chorar, se agarrar na cadeira e na mesa porque não querem ir embora. Então, a gente deixa alguns brinquedos para a gurizada se divertir — disse Jorge.
Na coleção estão 12 enfeites elétricos, que vão desde uma réplica de roda-gigante a vilas de Natal. Um pinheirinho de aproximadamente 1 metro e 80 centímetros de altura no canto da sala conta com mais de 200 bolinhas e enfeites. Até o banheiro do casal foi decorado. Segundo os aposentados, a montagem de toda a decoração dura, em média, 17 dias.
Na cozinha, Maria Inês mostra orgulhosa os pratos, travessas e até ímãs de geladeira relacionados à data natalina. Ela também é responsável pela produção de alguns dos tapetes e bonecos de pelúcia que compõem a decoração.
— Eu gostaria que as pessoas conservassem o espírito (natalino). É tão bonito estarmos em um ambiente decorado, quando chega o Natal, o Ano-Novo, é muito alegre, é a época em que o apartamento fica mais bonito. Eu me sinto muito feliz por participar, confeccionar. Tem detalhes que eu posso explicar em cada peça — resumiu a aposentada sobre seu amor pela época.
As visitas são limitadas ao círculo de amigos do casal. Segundo eles, algumas pessoas chegam a ficar até seis horas no apartamento.
— O Natal poderia ser todos os dias. As pessoas lembrarem o espírito. Eu vejo que hoje as pessoas estão muito distantes, não tem aquela fraternização — finalizou Jorge.
Outras celebrações ao longo do ano
Além do Natal, outras épocas do ano também ganham atenção especial do casal. Assim que desmontar a atual decoração, eles pretendem enfeitar o apartamento com uvas e utensílios alusivos à 34ª Festa Nacional da Uva, que ocorre entre os dias 15 de fevereiro e 3 de março. Já para abril, a Páscoa tomará conta do apartamento.
Para tantas decorações, Jorge e Maria Inês pensam, no futuro, em vender o atual apartamento e comprar uma casa maior para poder guardar todos os itens, mas principalmente para que possam enfeitar ainda mais o local e atrair mais pessoas.
Desmontagem da decoração na Praça Dante
Conforme informado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Caxias do Sul, a desmontagem da decoração de Natal na Praça Dante Alighieri, no centro da cidade, deve começar neste sábado (6) com o presépio. No entanto, as luzes devem permanecer no local até o domingo (7).