A Estrada Municipal Luiz Daneluz estará bloqueada por 90 dias a partir desta quarta-feira (10) para o trânsito de veículos. O bloqueio é preciso para a restauração da Ponte do Raposo, no limite entre Caxias do Sul e Gramado. A estrutura liga o distrito de Vila Oliva ao município da região das Hortênsias. A obra, com investimento de R$ 266 mil, é realizada em conjunto entre as prefeituras das duas cidades, sendo que a parceria prevê a recuperação do piso de madeira, que está danificado. Caxias foi a responsável pela compra do material, enquanto Gramado ficou com a execução da reforma.
Além de melhorias na ponte é necessária a manutenção da estrada municipal que sofreu danos significativos devido às intensas chuvas que atingiram a Serra no último ano. O impacto foi tanto que a força da água e o deslizamento de terra levou parte da via. Durante as obras da ponte, a equipe técnica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) de Caxias avaliará as opções para a recuperação da estrada.
Com 88 anos, a estrutura de metal e madeira da Ponte do Raposo foi trazida da Alemanha em 1936. Ela veio desmontada em material feito de aço e transportada por trens até Gramado. Depois, seguiram, com carroças, até chegar ao ponto onde está instalada hoje. Desde então se tornou uma importante ligação entre os municípios serranos.
Ponte nova
Além do restauro da travessia histórica, a ligação entre Caxias do Sul e Gramado pelo distrito de Vila Oliva ganhará uma nova ponte com custo estimado em R$ 100 milhões. O levantamento topográfico já foi realizado pela prefeitura de Caxias do Sul. A ponte ligará Caxias à localidade de Pedra Brancas, em Gramado, e fará com que a distância entre o centro da cidade das Hortênsias e o futuro Aeroporto Regional da Serra, em Vila Oliva, seja de 36 quilômetros. Essa obra também será em parceria entre as prefeituras e contará com recursos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) do governo do Estado.