A ligação entre Caxias do Sul e Gramado pelo distrito de Vila Oliva ganhará no futuro uma nova ponte em substituição a quase centenária Ponte do Raposo. Ao menos é o que governo do Estado, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e as prefeituras planejam.
Com levantamento topográfico já realizado pela prefeitura de Caxias do Sul, a estrada que passa pelo trecho urbano de Vila Oliva e segue até a localidade de Tunas Altas, também no distrito caxiense, ganhará novos oito quilômetros a serem asfaltados até onde a ligação, com custo estimado em R$100 milhões, será instalada.
A ponte ligará o município à localidade de Pedras Brancas, em Gramado, e fará com que a distância entre o centro da cidade das Hortênsias e o futuro Aeroporto Regional da Serra, em Vila Oliva, seja de 36 quilômetros.
Para sair do papel, o acesso atualmente denominado Estrada Municipal Luiz Daneluz precisa ser estadualizado. A Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e o Daer já sinalizaram que o trâmite será realizado a pedido do governador Eduardo Leite.
— Trataremos esse acesso como uma rodovia estadual. Estamos incluindo no sistema rodoviário do Estado um traçado planejado desta rodovia. Ela vai virar uma estrada estadual, no mapa do Daer — afirma o diretor-geral da autarquia, Luciano Faustino.
Ainda de acordo com Faustino, tornar o trecho uma rodovia estadual planejada facilita o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e a contratação do projeto executivo.
De acordo com o Mapa Geral dos Acessos ao Aeroporto Regional, da prefeitura de Caxias do Sul estão previstas, além da construção da ponte, a qualificação viária, alargamento das vias e pavimentação de 24,2 quilômetros entre o distrito de Vila Oliva e a localidade de Pedras Brancas, em Gramado.
No sentido Caxias - Região das Hortênsias são 18 quilômetros a serem alargados e asfaltados, em um investimento estimado de R$ 60 milhões. No trecho contrário, em Gramado, 9,8 quilômetros já foram pavimentados pela prefeitura através de emendas parlamentares e outros 6,2 quilômetros de asfalto garantirão o acesso à futura ponte. O custo estimado dessa parte da obra é de R$ 18 milhões.
O traçado atual e que possibilita a ligação entre os municípios leva até a Ponte do Raposo, equipamento de ferro trazido da Alemanha em 1936 e já defasado. Seu acesso é por trecho sinuoso de 1,8 quilômetros que justificam a construção de uma nova ligação.
— A ponte do raposo está lá embaixo, temos um declive e curvas acentuadas, que não viabilizam a capacidade de trânsito, então abortamos o traçado atual. A nova ponte estará no mesmo nível do segmento, e não será preciso descer ao nível do rio. Precisamos garantir altura para evitar os cotovelos que se faz até chegar na ponte atual — explica a secretária do Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender.
O ponto escolhido pelos levantamentos topográficos está a oito quilômetros da bifurcação que leva à antiga ponte. No local, será preciso indenizar moradores e realizar o alargamento de um trecho estreito.
A estrada de chão é utilizada hoje por vans escolares que transportam estudantes de Santa Lúcia do Piaí e é endereço do Centro de Reabilitação Teológico Celeiro de Cristo. Moradores do entorno, como o pedreiro Nadio César Vedoy, 47 anos, confirmam a movimentação de engenheiros do Daer que estudam o alargamento da via. Para ele, não há problema em ser indenizado:
— Comprei o sítio há quatro anos e moro aqui há dois, tenho andado por tudo nesses lados e aqui, no momento que passar o asfalto, vai ficar excelente. Só que é estreito, se me pagaram não tem mistério, vai ficar bom para todo mundo — contou Vedoy, que reside a cerca de 800 metros de onde se planeja a construção do ponte.
Com extensão estimada em 300 metros, a nova ponte ligará os municípios através da localidade de Pedras Brancas, em Gramado, onde outros moradores terão de ser indenizados para alargamento da via. Da nova ponte até a Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio de Pedras Brancas, são 2,4 quilômetros e cerca de 20 moradias construídas às margens da estrada de chão.
Convênio viabilizará reforma da Ponte do Raposo
Instalada no limite de Caxias e Gramado, a Ponte do Raposo foi trazida da Alemanha, em 1936. Forjada em madeira e ferro, a estrutura segue sendo alternativa para ligação da Região das Hortênsias com os Campos de Cima da Serra. No entanto, a ponte apresenta precariedades e é possível, inclusive, perceber vãos no piso entre as vigas de madeira.
Com interesse turístico e não mais de logística, a ponte sobre o Rio Caí está no radar dos municípios para ganhar uma revitalização.
Na última quinta-feira (24) a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou o projeto que autoriza o município a criar um convênio com Gramado para a reforma da ponte. De acordo com o documento a última intervenção significativa na estrutura ocorreu a mais de sete anos e desde então apenas pequenos reparos pontuais foram realizados.
A obra foi orçada em R$ 329 mil, e será custeada 50% por Caxias e os outros 50% por Gramado. De acordo com a prefeitura de Caxias a licença ambiental já foi expedida e a licitação da obra será feita por Gramado. As obras irão interditar a ponte assim que iniciarem.