O projeto para construção do Aeroporto de Vila Oliva segue dentro do cronograma, informa a secretária de Planejamento da prefeitura de Caxias do Sul, Margarete Bender. Em fevereiro, a administração conseguiu concluir os projetos de construção do novo aeroporto. O próximo passo é aguardar pela licença ambiental de instalação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da qual já está em processo de solicitação.
Com o cronograma em dia, o projeto do novo aeroporto de Caxias pode ter a aprovação da contratação para obra neste ano. Como explica Margarete, os últimos dados que ainda faltavam eram relacionados ao estudo de solo, que foram entregues dentro do prazo previsto:
— Outro aspecto relevante dentro do prazo é a conclusão de todos os trabalhos relativos à sondagem de terreno. É um trabalho técnico, envolvendo as questões geotécnicas, que dão o dimensionamento e a capacidade de suporte do solo.
Com a conclusão, o estudo, que dá a dimensão da pista, também foi encaminhado à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), que disponibilizará a verba para construção do complexo. O órgão, inclusive, já aprovou o layout do novo aeroporto. Agora, a administração aguarda a licença de instalação, que é um pré-requisito para que a licitação para contratação da obra seja aberta.
— A Fepam já começou a fazer a análise da documentação. Do ponto de vista de documentos que o município tem que apresentar, foi tudo apresentado — garante a secretária.
O aeroporto já conta com a licença ambiental prévia, que avalia fauna, flora e nascentes da região, entre outros, e determina quais os cuidados ambientais o projeto precisa observar. Já a licença de instalação avalia se o projeto elaborado seguiu as determinações da licença prévia e aponta diretrizes a serem seguidas na construção.
Encontro com ministro para garantir verbas
Uma comitiva de prefeitos da Serra e da Associação Mobilização por Caxias do Sul (Mobi Caxias) esteve em agenda em Brasília (DF), na última semana. O grupo, que contou com o prefeito caxiense, Adiló Didomenico (PSDB), se reuniu com Márcio França, titular do Ministério de Portos e Aeroportos. O encontro teve como objetivo assegurar os recursos que a SAC destina ao projeto - por enquanto, R$ 200 milhões para infraestrutura.
— Tratamos do Aeroporto Regional de Vila Oliva e também da ligação do aeroporto com Gramado, inclusive com a construção da ponte prevista no projeto — relata Didomenico.
Assim, além da infraestrutura do complexo, o ministério pode repassar recursos para uma ponte, entre 70 e 80 metros de altura, que deve ser construída entre o aeroporto e Gramado. O presidente do Mobi Caxias, Rodrigo Postiglione, descreve que o encontro com França foi positivo, com o ministro indicando que a pasta pode auxiliar o projeto com mais recursos, além daqueles já disponibilizados pela Secretaria Nacional de Aviação.
— Outra coisa que é muito importante, é que deveríamos chamar a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) (que desenvolveu o projeto), para fazer uma análise da estrada de ligação do aeroporto e da ponte que vai ligar com o lado de Gramado, que é uma ponte com 300 metros de comprimento. Esses dois valores (complexo e estrada) têm que pensar como se poderia colocar na mesma licitação, para não ficar coisa fora e, assim, construirmos em uma coisa só — sugere Postiglione.
O projeto do aeroporto também é visto com bons olhos por outras prefeituras da Serra. O prefeito de Farroupilha e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), Fabiano Feltrin (PP), que estava na comitiva, lembra de como a obra pode gerar frutos para toda a região:
—(O aeroporto) vai melhorar a questão do turismo e dos negócios. Hoje, 62% das pessoas que chegam no aeroporto de Porto Alegre se dirigem a Gramado, e também visitam a Serra. Com o aeroporto, vamos ter uma melhor performance na região de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, ou seja, da Região da Uva e do Vinho.
Mais projetos para Serra
No mesmo encontro com o ministro, o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (MDB), o Bolão, tratou sobre o projeto do Porto Meridional, que segue na fase de estudos.
A comitiva de 26 pessoas, que também contou com representantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Cisga e de prefeituras de Farroupilha, Gramado, Nova Prata e Flores da Cunha, esteve na Secretaria de Transportes Ferroviários, do Ministério dos Transportes. Entre os projetos comentados estavam o do Terminal Ferroviário de Vacaria, com projeto para se conectar com a malha ferroviária de Sumaré (SP).
A comitiva também teve agendas no Ministério da Cultura (Minc), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em que o tema cidades inteligentes foi abordado, e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), em reunião que durou cerca de duas horas.
— Falamos sobre as questões da saúde, o teto Mac (referente ao custeio dos procedimentos de alta e média complexidade), o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que precisamos incrementar os investimentos na saúde e também diminuir as filas de cirurgia que ocorrem em todo o país — destacou Feltrin.
A comitiva também visitou os senadores Paulo Paim (PT), Hamilton Mourão (Republicanos) e Luis Carlos Heinze (PP), além dos deputados federais gaúchos. Conforme o prefeito de Farroupilha, a próxima missão será junto ao governo do Estado.