As obras dos acessos ao futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha foram examinadas nesta quinta-feira em reunião na prefeitura de Caxias do Sul. Participaram do encontro os prefeitos de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), e de Gramado, Nestor Tissot (PP), o secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, o diretor do Daer, Luciano Faustino da Silva, e outras lideranças e técnicos dos dois municípios (na foto acima).
– O governador nos delegou tarefa de parceria com os municípios para que tenhamos os acessos concluídos, para proporcionar essas ligações. É uma construção que tivemos na reunião, já com projetos executivos avançados e outros que estão sob estudo, para que tenhamos o montante, quanto custam efetivamente os acessos, além de uma ponte (na ligação até Gramado). Para que, na próxima reunião, tenhamos o quantitativo e por onde começar, por intermédio dos convênios – destacou o secretário Costella.
Quatro acessos são examinados: ligação de São Marcos ao distrito de Vila Seca; ligação do futuro aeroporto à Rota do Sol, via (localidade do) Apanhador, com o objetivo de beneficiar a região dos Campos de Cima da Serra; ligação com Gramado; e ligação entre Rota do Sol e o aeroporto, via distrito de Fazenda Souza.
Como disse o secretário Costella, há projetos avançados e outros acessos com tratativa preliminar, caso da ligação da Rota do Sol ao futuro aeroporto, abordada pelo prefeito Adiló, para desviar fluxo de veículos da área urbana de Fazenda Souza. O assunto “está sendo encaminhado ao Daer”, diz informativo da prefeitura.
– Identificamos uma estrada que viabilizaria a execução sem a necessidade de muitas desapropriações – descreve Adiló.
A situação de cada ligação
Confira abaixo como estão as tratativas para a construção dos principais acessos ao futuro aeroporto de Vila Oliva.
* Para São Marcos – Extensão de 8 quilômetros. Todo o projeto pronto, inclusive com licenciamento ambiental. O trecho de São Marcos já está executado.
* Para Gramado – O lado de Gramado tem projeto pronto e parte da execução feita. O lado de Caxias está com o levantamento topográfico pronto e projeto básico definido.
* Para Apanhador – Uma parte, que é desvio e contorno da pista, deve vir junto com o projeto do aeroporto. A extensão é de 14 quilômetros. Para o trecho restante, será feito projeto básico e estimativa de custos. Está sendo feito levantamento topográfico.
* A partir da Rota do Sol, via Fazenda Souza – É trecho estadual. Município de Caxias do Sul pede ao Daer que faça o contorno que vai desviar da sede de Fazenda Souza, demanda apresentada na reunião desta quinta-feira.