O alargamento da Estrada Municipal Luiz Daneluz, no distrito de Vila Oliva, em Caxias, está previsto para ser concluído até o fim do ano. Conhecida como Estrada do Raposo, a via serve de ligação entre Caxias e Gramado e será fundamental para o escoamento do fluxo turístico que será atendido pelo futuro aeroporto da região.
Leia mais
Projeto do novo aeroporto de Caxias deve receber entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões em 2020
Prioridade do Governo Federal é a construção do Aeroporto de Vila Oliva, diz Secretário Nacional de Aviação Civil
Concessão do aeroporto de Caxias pode quadruplicar número de voos, diz secretário estadual de Parcerias Estratégicas
Construção do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias, terá duração prevista de três anos
Governo do Estado reitera prioridade a Hugo Cantergiani e incertezas sobre Aeroporto de Vila Oliva
As obras do lado caxiense da estrada começaram em outubro do ano passado e consistem na ampliação de três para 13 metros de largura em um trecho de 10 quilômetros. Atualmente, as equipes trabalham no nivelamento da pista para facilitar a tração e o tráfego de veículos pesados. Conforme a Secretaria de Obras de Caxias do Sul, em alguns pontos a estrada foi elevada e rebaixada em cerca de três metros.
Para o alargamento do caminho também foram necessárias detonações em um paredão de 15 metros de altura e 250 metros de extensão próximo à ponte sobre o Arroio Tigrinho. As pedras retiradas são utilizadas na própria obra.
O trânsito chegou a ficar bloqueado para o trabalho, mas agora a passagem já está permitida. A secretaria orienta, porém, que os motoristas tenham atenção devido à movimentação das máquinas na região.
O alargamento é apenas uma etapa das obras de preparação da via para acesso ao aeroporto de Vila Oliva. Ainda será necessário o asfaltamento da via, o que pode exigir mudança de traçado em alguns pontos e até mesmo a construção de uma nova ponte no limite de Caxias com Gramado.