O convênio entre Caxias do Sul e Gramado para a restauração da ponte no limite dos dois municípios deve ser concluído em cerca de 15 dias, segundo a Secretaria de Obras de Caxias. Conhecida como Ponte do Raposo, a estrutura de metal e madeira foi trazida da Alemanha, em 1936, e instalada na estrada Luiz Daneluz – que liga o distrito caxiense de Vila Oliva ao município da Região das Hortênsias.
A parceria prevê a recuperação do piso de madeira, que está danificado. O projeto foi elaborado pela prefeitura de Gramado, que também será responsável pela contratação de mão de obra. Já Caxias será responsável pela compra do material. A licitação será lançada assim que o convênio for oficializado.
Leia Mais
Estrada de Caxias a Gramado pode ganhar nova ponte caso novo aeroporto seja construído
Cidades da Serra pedirão verba para estrada de ligação das Hortênsias com novo aeroporto
O restauro não prevê a recuperação da estrutura metálica, que depende de liberação de recursos federais. Conforme o secretário da Agricultura de Gramado, Alexandre Meneguzzo, há previsão de repasse de R$ 400 mil do Ministério da Integração Nacional para o projeto, mas a tramitação tem andado a passos lentos.
_ Foi feita uma avaliação preliminar pelos engenheiros da secretaria. Eles constataram que a ferrugem é apenas externa e não há risco para a estrutura _ afirma Meneguzzo.
Enquanto a troca da madeira não começa, a ponte recebe manutenção paliativa. O entorno também recebeu placas limitando em 10 toneladas o peso dos caminhões que passam pela estrutura.
Além do restauro da travessia histórica, Caxias e Gramado discutem uma possível pavimentação da estrada no futuro. A melhoria das condições de tráfego é essencial para os turistas acessarem a Região das Hortênsias via aeroporto de Vila Oliva, quando ele sair do papel. Para captar investimentos, no entanto, é preciso que o projeto do terminal avance.
_ Depende de confirmações. Ali precisa de uma ponte mais elevada para não ter detonações e, dessa forma, diminuir o custo _ explica o secretário de Obras de Caxias, Leandro Pavan.
Caso se defina pela construção de uma nova ponte no alto do vale, a ideia é manter a Ponte do Raposo como atrativo turístico.