Tirar as medidas para a confecção de um novo vestido é um dos compromissos da rainha Lizandra Mello Chinali e das princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho nesta segunda-feira (28) - dois dias após serem eleitas para representar a Festa da Uva 2024. O comando do processo de desenho e costura será da figurinista Véra Zattera, uma das maiores referências em trajes típicos de soberanas e que assinará pela quarta vez a criação de um vestido para o trio escolhido.
Lizandra, Eduarda e Letícia vão encontrar o projeto de um traje que está sendo pensado há cerca de um mês, ou seja, antes dos nomes de rainha e princesas serem conhecidos. A expectativa é de que as peças sejam entregues em novembro.
Os trajes atuais misturam histórias pessoais da agora rainha e princesas e darão espaço para um vestido pensado para seguir o conceito do tema do evento do próximo ano, que vai antecipar as comemorações dos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos na Serra em 1875.
A encomenda da Festa da Uva é para um vestido oficial — de gala — e outro para compromissos menos formais, mas que ambos sejam semelhantes.
— Me sinto muito honrada em voltar a trabalhar para a Festa da Uva e contribuir com um elemento tão importante para quem representa o evento — destacou Véra, sem poder dar detalhes do que está sendo pensado e criado para a vestimenta.
A figurinista criou os vestidos de quatro candidatas no último concurso, incluindo da princesa Eduarda Menezes. A última vez que vestiu um trio foi na edição de 2019, quando desenvolveu os trajes de Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer. Para este ano, a costura dos novos trajes será uma tarefa para Edith e Francine Scariot. Os nomes delas e de Véra foram escolhidos pela Comissão Social da Festa da Uva.
Ter vestidos oficiais é importante para dar sequência ao trabalho de divulgação do evento. Segundo o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2024, Fernando Bertotto, há uma pré-agenda prevista para novembro em Brasília, quando rainha e princesas entregarão o convite oficial ao presidente Lula e para outras autoridades.
Outros compromissos
A medição foi um dos compromissos do trio nesta segunda-feira, uma agenda repleta de entrevistas com a imprensa. Logo cedo, antes das 7h, quando os termômetros marcavam 0ºC, rainha e princesas foram recebidas no estúdio da Gaúcha Serra para entrevista no programa Gaúcha Hoje (ouça no player abaixo). As três usavam um xale para aquecer ombros e braços - o vestido de Eduarda, por exemplo, é composto por mangas curtas.
Ainda antes da entrevista, elas contaram que dormiram cerca de três horas cada uma entre a noite de sábado e a manhã desta segunda-feira. Lizandra destacou que ganhou mais de cinco mil seguidores no Instagram desde que foi anunciada como rainha e que recebeu centenas de mensagens a parabenizando pela conquista, muitas delas ainda sem resposta.
— Não tem como dizer somente obrigada diante de mensagens tão lindas, mas quero responder uma a uma e retribuir tanto carinho — contou.
No estúdio, destacou o quanto queria a coroa.
— Eu desejava muito que aquilo acontecesse e, de fato, saber que eu estava me preparando e que eu poderia assumir essa responsabilidade. Esse pensamento embalava meus sonhos antes de dormir e eu acho que a gente tem que sonhar mesmo. Se Deus coloca esse sentimento dentro do nosso coração é porque ele pode ser alcançado. Acho que isso faz com que eu fique ainda em êxtase de tudo que está acontecendo — disse Lizandra.
A princesa Eduarda contou que a parceria entre as três será fundamental para dar sequência ao trabalho.
— Tivemos uma amizade muito grande entre as 15 embaixatrizes, mas agora será como um casamento. Serão dois anos de muito trabalho, vamos conviver mais do que com as nossas famílias. Vamos viajar juntas, divulgaremos a festa e estou muito feliz por ser elas (Lizandra e Letícia). Eu e a Letícia nos encontramos depois da entrevista com os jurados, após um momento tenso, jogamos sinuca e descontraímos — relembrou.
A outra princesa, Letícia, convidou a todos para participarem da Festa da Uva, que será realizada de 15 de fevereiro a 3 de março do ano que vem.
— Queremos que a comunidade nos auxilie na divulgação da Festa da Uva, afinal, vamos precisar desbravar muitos caminhos e lugares para que a nossa festa seja um sucesso —disse.
Ainda durante a manhã, o trio participou ao vivo do bloco local do Jornal do Almoço, na RBS TV.