"Santo de casa não faz milagre", diz o ditado. Mas uma costura bem feita pode, sim, ser muito bem feita em casa, principalmente quando se trata de cumprir promessa feita de mãe para filha. Prova disso é o vestido que Leonilda Andretta costurou de próprio punho para a filha Letícia de Carvalho desfilar na noite do último sábado, em que foi coroada princesa da Festa da Uva 2024.
A advogada de 27 anos, que concorreu como representante da União de Associações de Bairro (UAB) e Shaiane Makeup, já havia triunfado em concursos antes: foi Mais Bela Comunitária, em 2012, e Princesa de Galópolis, em 2013. Mas em nenhuma das ocasiões seu vestido passou pelo atelier que a mãe, costureira profissional, mantém na casa da família na localidade de Altos de Galópolis, na zona rural do bairro homônimo.
- Eu prometi que, quando chegasse a vez dela concorrer à rainha da Festa da Uva, aí sim eu costuraria o vestido dela - conta a costureira, que materializou o vestido desenhado pela estilista Mariana Calza.
Foi com casa cheia que a família recebeu a imprensa neste domingo, num clima de festa "denunciado" pela fumaça que começava a sair da churrasqueira, no final da manhã. Mais do que representar a UAB e o comunitarismo, Letícia se diz uma representante da mulher do interior, brincando com o próprio contraste entre ela e a princesa Eduarda Ruzzarin Menezes, com quem divide o cargo.
- Eu sou a princesa da grota - diverte-se.
O bom humor, contudo, não ofusca a seriedade com que a primeira candidata representante da UAB a integrar o trio de soberanas encara o desafio que vem pela frente, de ser um dos rostos e uma das vozes da festa maior de Caxias:
- É um privilégio poder representar todos os bairros nesta que é a maior festa comunitária da nossa região, trazendo comigo também o interior de Caxias do Sul, do meu bairro do coração, que é Galópolis.
Mesmo podendo usufruir da bagagem adquirida com a experiência em concursos anteriores, Letícia quis experimentar o momento certo para se lançar à corte da Festa da Uva. Primeiro quis terminar a graduação em Direito, depois passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e adquirir experiência na área jurídica, atuando em um escritório na área de seguros, para só então ir atrás do sonho pessoal:
- Esse sonho de infância desabrochou como desejo em 2016, quando desfilei no corso alegórico como princesa de Galópolis. Desde então venho me preparando, estudando, sabendo sempre que não são os quatro meses de pré-concurso que preparam de verdade uma candidata. É a construção de uma história de vida. Quando recebi pela terceira vez o convite da UAV, desta vez vi que estava pronta. E desde então recebi muito apoio dos meus pais e do meu namorado (Bruno Felippi).
Quando perguntada, afinal, se já parou para pensar em qual momento é mais aguardado entre todos que poderá experimentar até a hora de passar adiante a coroa à próxima princesa, Letícia responde de bate-pronto, como se já tivesse feito a si mesma a própria pergunta dezenas de vezes:
- A abertura é um momento que marca muito. É quando a população vira a chave e se dá conta de que, pelos próximos 15 dias, estará vivendo a sua festa maior.