A consulta pública sobre a ocupação da Maesa chega ao fim nesta sexta-feira (28). A comunidade de Caxias do Sul pôde participar do debate desde o fim de fevereiro. A ação faz parte do plano de revitalização do prédio histórico sugerido pela prefeitura e é necessário para dar continuidade à proposta do poder público. Durante esta etapa, cidadãos e entidades puderam dar sugestões sobre o projeto.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, 101 contribuições foram feitas ao projeto a partir do formulário aberto pelo município na internet. Além disso, 20 manifestações foram feitas nas duas audiências públicas promovidas pelo Executivo, além de ofícios de entidade e grupos organizados.
Durante a etapa, a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) e a Associação Amigos da Maesa (AMaesa) também apresentou a proposta da Fundação Maesa, para que a gestão do prédio histórico seja por meio de uma fundação pública de direito privado, e não por concessão.
Com o fim da consulta pública, a prefeitura informa que se inicia uma fase de análise minuciosa sobre todas as contribuições, manifestações e da proposta feita pelas entidades. O que for adequado e tecnicamente viável poderá ser ajustado no projeto do município, que é a partir de parceria público-privada.