Mesmo sob a instabilidade climática que predomina neste sábado (4), em Caxias dos Sul, está mantida a programação de Carnaval, que tem como atração o Encontro de Bambas Festival Carnavalesco a partir das 15h, na Rua Plácido de Castro, próximo à Maesa. Também está mantida a realização do Bloco da Farofada, em Galópolis. O evento ocorre das 16h às 22h, na Rua Hércules Galló, esquina com a Rua Edviges Galló. Ambos eventos são gratuitos.
No final da manhã, a Rua Plácido de Castro estava bloqueada, sendo realizados os últimos ajustes da estrutura montada para proteger o palco e o público, com capacidade para aproximadamente 800 pessoas. Banheiros químicos também foram disponibilizados para o evento, na Rua dos Farrapos.
A programação contará com a participação de Escolas de Samba da cidade, além de espaço para alimentação, feira de artesanato e recreação infantil. A Secretaria Municipal da Saúde dará orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, disponibilização de preservativos e material informativo de testes rápidos de hepatites B, C, sífilis, HIV e auto-teste de HIV. A Codeca terá equipe em trabalho durante o evento e colocou tonéis para depósito de lixo no local. Contudo, o que restar dos resíduos será recolhido na manhã de segunda. Essas duas últimas ações não foram realizadas nos eventos promovidos pelos blocos nos dias 18 e 19 de fevereiro, o que gerou reclamações da população devido ao lixo acumulado nas ruas. A estimativa é que entre três e cinco toneladas de resíduos tenham sido recolhidas pela Codeca na segunda-feira seguinte.
— É uma grande ação pra comunidade, não só visando carnaval, nosso grande objetivo, mas um momento de bem-estar para a comunidade neste local que faz parte da história de Caxias do Sul e que, cada vez mais, tem se tornado um palco cultural da cidade — afirmou a coordenadora da Unidade de Arte e Cultura Popular da Secretaria Municipal de Cultura, Carine Turelly.
Um dos destaques do evento será a solenidade de abertura, que contará com a entrega de reconhecimentos a personalidades do Carnaval. Desde que começou a ser divulgado pela prefeitura, o Encontro de Bambas é tido como um marco de início ao processo de retomada do Carnaval das comunidades de Caxias do Sul.
— A gente quis juntar esse pessoal, mobilizar e movimentar a cidade em prol do carnaval, fazer a grande comunidade ver que o carnaval existe, que ele faz parte da história, que ele é presente na cultura caxiense. Para isso, é de grande importância esse resgate cultural e reconhecer os protagonistas desta história — disse a coordenadora.
Ela destacou, ainda, o processo de pesquisa que está resgatando materiais, e que culminará em uma exposição no Museu Municipal em novembro, marcando uma programação alusiva ao dia 20 daquele mês, Dia da Consciência Negra.
— A gente tá criando comissão de discussão, pra entender a partir de agora como vamos mobilizar as comunidades e que recursos podem ser buscados, além de um processo de formação para que o Carnaval de Caxias volte a ser o que era — completou.
Encontro de Bambas - Festival Carnavalesco
15h - DJ Mono (clássicos do carnaval)
16h - Solenidade de abertura e entrega de reconhecimentos a personalidades do Carnaval
17h - Escola de Samba Pérola Negra
17h30min - Apresentação de Sambas Enredos das Escolas de Caxias do Sul, com Mestre Batata e Guy Ribeiro
18h - Apresentação de Carnaval, com Mestre Batata e Guy Ribeiro
19h - DJ Mono
Bloco da Farofada
Local: Galópolis - Rua Hércules Galló esquina Rua Edviges Galló
Horário: 16h às 22h
Evento gratuito.