Um dos finais de semana mais musicais do ano se anuncia em Caxias do Sul. Serão três eventos gratuitos, dois deles no sábado e outro no domingo, contemplando diversos ritmos e garantindo muita diversão e cultura em diferentes pontos da cidade. Confira a seguir o miniguia para curtir o sábado e domingo no embalo do encerramento da Mostra Tum Tum, da estreia do Festival Carnavalesco e da retomada do Vem Pra UCS, que volta a ser realizado após seis anos.
TEM MAIS CARNAVAL NA MAESA
Duas semanas após reunir mais de 50 mil foliões no Bloco da Velha, o entorno da Maesa volta a ser o palco do samba neste sábado, desta vez para a primeira edição do Festival Carnavalesco de Caxias do Sul, evento promovido pela prefeitura. Será na Rua Plácido de Castro, a partir das 15h.
Tentativa de retomar a tradição das escolas de samba na cidade, um dos pontos altos do evento promete ser a apresentação a bateria da Pérola Negra e também a divulgação de sambas-enredo das escolas caxienses, com o percussionista Mestre Batata e o violonista Guy Ribeiro, este que assina o samba "Encontro de Bambas", a ser lançado como um símbolo para o evento.
Outro momento marcante, logo na abertura do Festival, será uma homenagem a líderes comunitários que ajudaram a construir a história do Carnaval em Caxias.
PROGRAMAÇÃO
15h - DJ Mono (clássicos do carnaval)
16h - Solenidade de abertura e entrega de reconhecimentos a personalidades do Carnaval
17h - Escola de Samba Pérola Negra
17h30min - Apresentação de Sambas Enredos das Escolas de Caxias do Sul, com Mestre Batata e Guy Ribeiro
18h - Apresentação de Carnaval, com Mestre Batata e Guy Ribeiro
19h - DJ Mono
ATÉ LOGO, TUM TUM
A 9ª edição da Mostra Tum Tum, que neste ano recebeu o título "Bate coração", chega ao fim neste sábado, com dois shows e feira criativa promovida pela Nomady Eventos, a partir das 15h30min. O evento seria no Parque dos Macaquinhos, mas foi transferido para o Zarabatana Café devido à previsão de chuva.
O primeiro a subir ao palco será o homem-banda uruguaio Diego Janssen, apresentando ao público uma criativa fusão de ritmos tradicionais com batidas e efeitos eletrônicos, se utilizando também da linguagem do jazz e do rock progressivo. Na sequência será a vez do duo brasiliense Muntchako, formada por Samuel Mota (guitarra, synths, programações e produção musical) e Macaxeira Acioli (samples, beats e percussão). No menu musical da dupla destacam-se o baião e o afrobeat, ambos abordados com uma proposta moderna e experimental.
A nona temporada da Mostra Tum Tum é viabilizada pelo Pró-Cultura RS, do governo do Estado, e pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.
RECEPÇÃO COM MÚSICA
Evento que busca integrar e dar boas-vindas aos estudantes que iniciam mais um semestre letivo, o Vem Pra UCS está de volta após um hiato de seis anos, no estacionamento do Cetel. Será neste domingo, das 15h às 22h, tendo como atração principal o reggae da banda Maskavo. Os brasilienses, radicados em São Paulo, trazem a Caxias o show da turnê Terra Multicor, na qual revisitam hits como "Anjo do Céu", "Folhas Secas" e "Asas". A abertura ficará por conta das bandas locais Magnata Joe e Calmamente, além do DJ Andrei Matté.
O evento também irá contar com apresentação da UCS Orquestra, que acompanha o flautista Pedrinho Figueiredo no concerto "Bossa Nova no RS", cuja circulação pelo estado iniciou na última quinta-feira. Além da programação musical, o público poderá desfrutar de área de alimentação de estrutura para jogar futebol de sabão.