Há mais de três meses um poste de energia elétrica corre o risco de cair no bairro Colina Sorriso, em Caxias do Sul. Este é o relato de moradores da Rua Emílio Ataliba Finger, que veem o problema se tornar maior a cada dia. De acordo com as informações, o poste apenas permanece em pé por estar ligado à fiação elétrica, o que oferece grande perigo para as pessoas que caminham pela região.
Preocupado com o risco de o poste elétrico cair, o presidente da Associação dos Moradores do bairro Colina Sorriso, Gilberto Carlos Zago, disse estar cansado de buscar ajuda e não obter respostas.
— Já entrei em contato com a prefeitura, RGE, com a Vivo, Oi, Claro/Net, fiz todos os contatos. O que acontece é que um empurra para o outro. Eu já conversei com mais de 10 locais sobre esse poste, ele não cai porque os fios estão segurando ele. Eu não sei mais o que fazer — disse o presidente.
A prefeitura informou que uma equipe da Secretaria de Obras se deslocou até o local e constatou o problema. Entretanto, a informação é de que o poste não é de responsabilidade da prefeitura.
Conforme a assessoria de imprensa, trata-se de um poste exclusivo de telefonia, o que seria de responsabilidade da RGE. Segundo a informação, a prefeitura não pode mexer na estrutura, pois estaria ultrapassando uma área que não é de competência do município.
Procurada pela redação, a assessoria da RGE afirmou ter enviado uma equipe até o local e constatou que o poste não pertence à concessionária de energia, mas sim a uma empresa de telefonia. Embora tenha notificado todas as empresas que atuam na região, a distribuidora não tem conhecimento sobre qual companhia telefônica seria a responsável pelo poste deteriorado.