A taxa de ocupação da rede de hotéis e pousadas próxima a 100%, durante o último final de semana do Festival de Cinema, animou o setor turístico de Gramado. Ainda sem o número definitivo, na manhã desta sexta-feira (19) o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias - Sindtur/Serra Gaúcha, estimava lotação máxima de leitos para sexta e sábado.
De acordo com o presidente do Sindtur, Cláudio Souza, houve uma volta à normalidade pré-pandêmica deste período da festa da sétima arte. Taxa de ocupação próxima a 90% durante a semana, e de 100% no final de semana. A entidade, no entanto, preferiu apostar em outro evento com potencial de atrair visitantes, que foi o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, realizado de terça (16) a quinta (18).
— Tivemos palestrantes do Brasil inteiro. Só de Minas Gerais veio um grupo de 38 pessoas, o que ajudou muito a aumentar a ocupação de leitos nos dias de semana — comenta o dirigente.
Ainda a mais de dois meses para o início do Natal Luz, carro-chefe do turismo em Gramado, Cláudio destaca que o setor também está otimista para a realização do Sul-Americano Feminino de Futsal sub-20, que ocorre entre 2 e 10 de setembro, com grande parte das delegações chegando ainda em agosto.
— São 10 países já confirmados, além das delegações das confederações brasileira e sul-americana. Além da grandeza do evento em si, também irá gerar muita mídia para a cidade, em todos os países envolvidos na competição. Estamos prevendo um período de alta ocupação para estes dias — destaca Cláudio.
De acordo com a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, o mês de agosto deve totalizar 800 mil visitantes em Gramado.
— O mês de agosto sempre foi muito forte para o nosso turismo, especialmente o final de semana de entrega dos kikitos no Festival de Cinema. Além dessa grande cerimônia, temos mais de 20 eventos acontecendo ao mesmo tempo na cidade — ressalta a secretária.