No pórtico de entrada da cidade, em que um Kikito dá as boas-vindas durante o período do Festival de Cinema (que se encerra no dia 20), filas de turistas se formaram ao longo da tarde, atrás da foto mais emblemática da cidade.
Uma família mineira e moradora de Florianópolis, formada pelo casal Sarah e Peterson Parro, com as filhas Luna e Bella, chegou na terça-feira (16) e estava de partida na noite desta quinta-feira. Não deu tempo de ver a neve:
— Só na Snowland — brincou Peterson, fazendo referência ao parque temático.
O casal, que ainda não conhecia a Serra Gaúcha, se encantou pela Região das Hortênsias:
— A gente está saindo com a impressão de uma cidade muito segura, em que o pedestre pode caminhar sem medo do trânsito, e a gastronomia é muito boa. Antes de ir embora vamos experimentar o famoso fondue.
O casal Danilo Almeida e Mariane Lopes, mineiros de Belo Horizonte, também aproveitaram a tarde de céu aberto para garantir uma selfie no pórtico. Os mineiros irão ficar até segunda-feira, e esperam poder sentir a neve pela primeira vez. Danilo conta que já viu de longe em um passeio pela Itália, mas nunca esteve em meio aos flocos brancos.
— A gente sabia que estava prevista uma queda brusca na temperatura, mas a possibilidade de neve a gente só soube mesmo quando já estava na véspera do embarque. Ficamos animados, pois nunca vimos.
— Todo dia a gente acorda e corre pra janela pra ver se está nevando — brinca Mariane.
Além de Gramado, onde à tarde os termômetros registravam 5ºC, o casal irá passear em Canela e também em Cambará do Sul, com a expectativa de conhecer os cânions, caso o clima permita o passeio. Mas um dia da agenda está reservado para curtir Gramado, principalmente o Festival de Cinema, que ocorre no Palácio dos Festivais e no entorno.
A Secretaria de Turismo estima em 90% a ocupação da rede hoteleira para o final de semana (era de 80% ao longo da semana). De acordo com a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, o município espera receber 800 mil pessoas durante todo o mês de agosto. Com 20 eventos simultâneos ocorrendo, a secretária celebra o protagonismo do Festival de Cinema:
— Foi o Festival de Cinema que colocou Gramado no mapa do Brasil, e acompanhou a cidade enquanto ela se tornava um dos principais destinos turísticos do país. Neste mesmo período, ele se consolida como um dos mais glamurosos e importantes da América Latina. Só podemos festejar e desejar vida longa ao festival.