Bento Gonçalves será o primeiro município da Serra a iniciar a campanha de vacinação contra a poliomielite em escolas. A imunização começará nesta quarta-feira (31) em 40 instituições de ensino voltadas para o público infantil e também estudantes do Fundamental, uma vez que a campanha é voltada para crianças de um a cinco anos de idade. A medida, anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na última quarta-feira, é uma estratégia para aumentar a proteção contra a doença devido à baixa procura pelo imunizante nos postos de saúde.
O município alcançou, até o momento, 43% das crianças de um a cinco anos imunizadas contra a poliomielite — cerca de 2 mil doses aplicadas para um público estimado em 5,3 mil crianças, conforme o painel de vacinação do governo federal. A meta de todos os municípios é atingir 95% da população imunizada. A campanha é realizada com duas doses.
A aplicação da gotinha em Bento será feita por equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) referência da região onde a escola está localizada. Desde o início desta semana, segundo a secretária municipal da Saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini Fiorio, os pais das crianças estão sendo comunicados sobre a data em que ocorrerá a vacinação em cada escola e da necessidade de levarem o cartão de vacinação para que a campanha possa ser realizada.
— Temos pelo menos metade das crianças ainda sem a vacina e a campanha nas escolas busca atingir esse público. É uma vacina fácil de aplicar, rápida, indolor. Então, é muito tranquilo de realizar —explica.
Até o dia 9 de setembro, segue aberta a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos e a multivacinação.
Uma nova etapa da campanha nas escolas, segundo a secretária, buscará atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Pelo calendário básico de vacinação, até os sete anos de idade são 14 vacinas previstas pelo Programa Nacional de Imunizações e nove imunizantes a partir dos sete anos. Fora do calendário básico, há ainda as outras vacinas de campanha, como a da covid-19 e da gripe (influenza).
Cada município deve preparar suas iniciativas, de acordo com as necessidades e as estruturas locais. Outras cidades da região não anunciaram o início da campanha de vacinação nas escolas. Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que está organizando a estratégia. O mesmo ocorre em Flores da Cunha. A prefeitura de Farroupilha não respondeu ao contato.
Cobertura vacinação contra a pólio até terça (30):
:: Caxias do Sul: 26,9%*
:: Bento Gonçalves: 43%**
:: Farroupilha: 41,21%*
:: Flores da Cunha: 54,21%*
:: Gramado: 35,30%*
* dados do painel do Ministério da Saúde
** dados da prefeitura