A prefeitura de Caxias do Sul divulgou, na tarde desta terça-feira (12), a contratação de duas empresas para realizar o realinhamento de postes de rede elétrica nas estradas municipais Firmino Frizzo e José Zanetti, ambas incluídas no Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura e dos Serviços Básicos, que contempla o asfaltamento de diversas estradas do interior, financiado com recursos de um empréstimo de US$ 33 milhões da Corporação Andina de Fomento (CAF).
Segundo o Executivo municipal, na Firmino Frizzo, que liga Santa Lúcia do Piaí ao distrito de Vila Oliva, serão realinhados 135 postes nos 14,5 quilômetros de via. Já na estrada José Zanetti, 55 postes já foram reimplantados, faltando apenas o remanejo das linhas.
A contratação foi feita através de processo licitatório, com investimento de quase R$ 2 milhões, que serão destinados às empresas Selt Comércio de Materiais Elétricos e Instaladora Elétrica Líder. O prazo de execução das obras é de 12 meses e a fiscalização será responsabilidade do setor de iluminação pública da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
A reportagem do Pioneiro realizou um levantamento, no último dia 7 de julho, onde foram apontados ao menos 25 postes sobre a pista recém-asfaltada na Firmino Frizzo. A situação dura cerca de dois anos, quando se iniciou o alargamento da via para pavimentação, sem o reposicionamento da rede elétrica.
Em algumas situações, os postes ficam às margens da pista, em outros, estão posicionados mais para o centro da via. Em pelo menos dois locais, há obstrução total de um dos sentidos. A reportagem também encontrou duas estruturas com o concreto danificado, com a armação metálica aparente. Na maior parte dos casos, os postes estão sinalizados, mas não é difícil verificar placas caídas ou inexistentes. O asfaltamento ainda não foi finalizado.
As melhorias vão permitir encurtar caminho no escoamento da produção rural de Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí, permitindo acessar a BR-116 na região de Vila Cristina. Até então, era preciso seguir de Vila Oliva até a Rota do Sol, via Fazenda Souza, para utilizar caminhos pavimentados.
Em relação às estradas 176, em São Gotardo de Vila Seca, e Patrício Pasquali, entre Fazenda Souza e Vila Seca, que também sofrem com o problema, a prefeitura afirma que só terá uma previsão de realinhamento na quarta (13).