O amor que uniu três casais também garantiu uma duradoura amizade na Serra. Depois de subirem ao altar da Igreja Matriz de Flores da Cunha no mesmo dia, há 51 anos, os seis fortaleceram laços e comemoram aniversário de casamento juntos, com passeios e almoços. Lea Dal Bó Molon, 77 anos, e Eduardo Molon, 80, se casaram às 17h; Iracelda Gaiardo, 76 anos, e Valter João Gaiardo, 77, se casaram às 17h30; e Arcizio Mazzarotto, 76 , Rosalina Biondo Mazzarotto, 76, às 19h de 29 de maio de 1971.
Eduardo, Iracelda e Arcízio eram vizinhos em São Gotardo, no interior de Flores da Cunha. Eram conhecidos desde a infância, quando bricavam e até estudaram juntos. Porém, os casamentos foram agendados no mesmo dia por coincidência.
— A gente nem sabia dos casamentos deles. Ninguém combinou nada — conta Léa, mãe de três e vó de outros três.
De acordo com ela, que reside em São Gotardo, os encontros se intensificaram depois da comemoração de 40 anos de casados. Nesses momentos, a alegria de estarem juntos predomina:
— A gente faz jantas, comemora juntos, conversa... — detalha Iracelda, que tem um filho e uma neta.
No ano passado, as famílias chegaram a combinar uma comemoração das Bodas de Ouro dos três casais. Mas Rosalina ficou doente e teve de ser internada no hospital, onde ficou por 43 dias. A festa aconteceu sem o casal. Porém, nesse ano, os seis puderam se reencontrar:
— A amizade é a melhor coisa que existe, porque quando o cara tem amizade, tem alegria. Isso aí é uma coisa muito boa. Eu sempre digo: saúde e amizade... O resto, o dinheiro vem — assinala Mazzarotto.