Estão sendo procurados os tutores de três cães encontrados em situação de abandono e/ou perdidos durante a programação da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. A informação é do Departamento de Controle e Proteção Animal da prefeitura de Farroupilha, que acompanha a situação desde o início da programação. Segundo a coordenadora do departamento, Arlene Lazzari, somente no primeiro dia, foram oito casos, sendo que dois tutores foram encontrados no local. No sábado (28), o número total de ocorrências chegou a 10, incluindo os dois encaminhados, e cinco que não foram mais vistos pelas equipes. Outros cães foram avistados e devolvidos aos tutores até este domingo (30), mas o número total de ocorrências não foi contabilizado.
— Temos uma iniciativa voluntária, o "Projeto Me Leva pra Casa?" que vai divulgar as fotos deles nas redes sociais. Caso o tutor não seja encontrado, eles serão encaminhados pra adoção. Se chegarem a precisar ir para o canil municipal, vamos dar um jeito de acolher, mas já estamos com a capacidade máxima, com mais de 280 cachorros abrigados — afirma Arlene.
Segundo ela, este tipo de situação também ocorreu em romarias anteriores e por isso, equipes do departamento, além da Guarda Municipal, voluntários e também moradores de Caravaggio estiveram mobilizados para atender a estas ocorrências ao longo dos quatro dias nesse ano. Ela diz que pelo que eles têm percebido, há casos de animais dos arredores do Santuário e acabam seguindo os peregrinos, perdendo-se das casas onde vivem. Mais esses casos em que os tutores fazem a peregrinação e os cães se perdem no caminho ou em meio à multidão de fiéis nas celebrações.
A coordenadora afirma, ainda, que mais cães poderão aparecer perdidos nos próximos dias nas imediações do Santuário. Caso alguém depare com esta situação, a orientação é de que faça uma foto do animal e envie junto com informações de localização para o Departamento de Proteção Animal, pelo WhatsApp (54) 99951-5440 ou entre em contato com o Projeto Me Leva pra Casa? pelo Facebook ou Instagram.