Esta semana será marcada pela instabilidade em grande parte da Serra e por temperaturas máximas que não sobem muito, o que deixa as tardes mais geladas na região. O tempo instável deve fazer inclusive com que a maior temperatura desta segunda-feira (30) em Caxias do Sul seja a que foi registrada no amanhecer, 15ºC. É a chamada de máxima invertida, quando a temperatura da noite é menor do que a da manhã. Os termômetros devem marcar 6ºC nesta noite.
— A gente teve a passagem de uma frente fria que ainda deixa o tempo bastante instável durante essa segunda-feira com muita variação de nuvens. Na terça-feira, até diminui um pouco a chuva e, na quarta-feira, ganha um pouquinho mais de força e forma uma área de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina e isso aumenta a chuva sobre partes da Serra — explica a meteorologista da Climatempo Carine Gama.
Ainda segundo a Climatempo, não será uma semana de temperaturas baixas durante o amanhecer, mas à tarde as máximas não sobem muito, o que deixa as tardes mais geladas.
— A semana deve ser de temperaturas máximas baixas, isso significa, que não esquenta durante a tarde porque a gente tem poucos períodos de sol, mas também a temperatura não oscila tanto. Ela não cai tanto durante o período da madrugada por conta da cobertura de nuvens e da chuva — ressalta ela.
A previsão é que a mínima da semana seja a desta noite, mesma prevista para a madrugada do sábado (6ºC). A partir do dia 7, a chuva diminui e a chegada de uma massa de ar frio na Serra derruba as temperaturas para a casa dos 3ºC a 4ºC.
Junho terá temperaturas abaixo da média
A previsão para junho, segundo a Climatempo, indica que o mês terá temperaturas um pouquinho abaixo da média na Serra.
— A média para a região da Serra varia de 7ºC a 9,5ºC de temperatura mínima e a previsão é de que seja um mês um pouquinho mais frio (ficando) em torno de 6ºC a 7ºC de temperatura mínima. Também deve ser um mês um pouco mais seco e o mês sendo mais seco significa que ele deve ter poucas nuvens. Com mais períodos de sol aumenta a amplitude térmica, por isso, também a temperatura mínima deve ficar um pouco mais baixa porque a gente tem aquela queda mais acentuada da temperatura no período da noite e da madrugada. As tardes devem ficar dentro da média — afirma.
A tendência é que os dias sejam mais ensolarados, com as tardes um pouco mais quentes e manhãs e noites bem frias. Ainda segundo, a Climatempo a média de chuva para o mês é de 156 milímetros e deve chover em torno de 20 milímetros abaixo do que está previsto.