As balsas que interligam Nova Roma do Sul aos municípios de Nova Pádua e Veranópolis estão com o serviço temporariamente interrompido. A passagem está suspensa desde domingo (29) devido ao nível dos rios das Antas e da Prata que subiram depois da intensa chuva registrada na Serra desde sábado (28). Segundo dados do Instituto de Meteorologia (Inmet) reunidos pelo Climatempo, a média foi de 100 milímetros de precipitação durante o final de semana na Serra, o que representa mais da metade da média prevista para o mês na região. Caxias teve volume de 103 milímetros e Vacaria 119.
Esta é a segunda vez nesse mês que as embarcações são bloqueadas. No último dia 2, a passagem também precisou ser suspensa depois do temporal registrado na região.
O prefeito de Nova Roma, Douglas Pasuch (PP), explica que o acesso à balsa do Rio da Prata foi interditado no domingo de manhã e a do Rio das Antas por volta das 15h. São duas balsas em dois rios diferentes. É necessário esperar o nível dos rios baixar para liberar o transporte de carros pelas embarcações.
No caso do Rio das Antas, isso depende do quanto choveu nas regiões mais altas, nos Campos de Cima da Serra, já que a água desce para aquela região. Já no caso do Rio da Prata depende da chuva registrada em Nova Roma do Sul, Antônio Prado e Veranópolis e demora muito mais para baixar o nível.
— A notícia que eu diria que é boa é que na chuva registrada no começo de maio, o nível chegou a passar 3m70cm por cima da barragem, e hoje (segunda-feira) está passando 2m35cm. Se acalmar, na terça no final do dia volta a operar a de Nova Pádua, e a de Veranópolis leva mais uns dois dias — projeta o prefeito.
As rotas alternativas para deslocamento na região são as rodovias estaduais ERS-448, ERS-453 e ERS-437.