Sem a realização dos tradicionais desfiles há cinco anos, o Carnaval de Rua de Caxias do Sul será promovido nos bairros no ano que vem. O anúncio foi feito pela secretária Municipal de Cultura, Aline Zilli, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da Rádio Gaúcha Serra, na manhã dessa terça-feira (14). A decisão foi tomada em conjunto com as escolas de samba que vão comemorar os festejos nas comunidades. Há 14 escolas atuantes na cidade, sendo que de quatro a sete têm participado mais ativamente das reuniões sobre o evento.
— Não terá um festejo centralizado das escolas de samba com desfile no Centro. Vamos trabalhar um carnaval comunitário. A ideia é que se comemore o evento em pontos diferentes da cidade, nos centros comunitários e espaços dos bairros. Conversamos com as lideranças e, agora, eles levam para as comunidades. Devemos ficar nesse número (entre quatro e sete escolas).
A secretária adiantou também que a prefeitura irá auxiliar na infraestrutura, mas ainda será avaliado se terá aporte de recursos para as escolas de samba.
— Estamos pensando em como ser feito para ter os festejos da melhor maneira possível. Vai se trabalhar agora nos próximos dias essas questões. Vamos atrás da parte burocrática, quanto e documental, como análise de todo o investimento também. Vamos desenvolver nosso cronograma tanto para questão financeira quanto de infraestrutura.
Blocos
Sobre os blocos de Carnaval, Aline destacou que o assunto é tratado com os organizadores.
— Os blocos têm outras formas de entender o Carnaval, de fazer os festejos e eles têm buscas autônomas tanto de patrocínio, quanto para realização. Eles também têm ações decentralizadas, que não sejam apenas na área central. Estamos trabalhando na perspectiva de ter, mas acompanhando o cenário. A ciência, os protocolos, a covid-19 é que vão nos mostrar como vamos poder fazer o carnaval no início do próximo ano.
Em relação aos cuidados, como uso de máscara e distanciamento, a secretária aponta que ainda não foram definidos todos os detalhes porque precisam analisar o andamento da vacinação.
— Temos que analisar o avanço de variantes, como vai a vacinação. Caxias está com um índice bacana, ainda não o ideal, mas os próprios blocos também já estão trabalhando na sua comunicação. Para ter um Carnaval tranquilo e seguro a gente precisa ter as pessoas vacinadas.
Sem desfiles
A última escola campeã do carnaval caxiense foi a Mancha Verde, em 2016. Em 2017, 2018 e 2019 o evento não foi realizado por divergências entre a prefeitura e o setor. Em 2020, antes da pandemia, duas escolas ensaiaram a volta, mas sem apuração de uma campeã.
Confira a entrevista