Com a disposição da prefeitura em ajudar e a vontade das escolas de samba em voltar às ruas, o Carnaval em Caxias do Sul começa a ser pensado. Uma reunião na noite desta segunda-feira (13) entre a Secretaria Municipal da Cultura e representantes de escolas de samba da cidade deu início ao planejamento da festividade, cancelada no início deste ano devido à pandemia.
Uma das possibilidades em discussão é a realização de um evento simbólico, com desfile das agremiações, mas sem competição. Dessa forma, não haveria necessidade de investimentos em fantasias e alegorias e nem na presença de jurados para a aplicação de notas. Segundo a secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, será sugerido aos presidentes das agremiações a realização de uma noite do Carnaval, em data ainda a ser pensada.
— Estamos propondo o diálogo, iniciando a discussão, para ver o que possível realizarmos. É um primeiro passo para construir um evento no ano que vem, dentro das possibilidades — avalia.
Esse formato de desfile sem a necessidade de uma escola vencedora foi adotado em 2020, quando o poder público voltou a organizar a festividade após três anos sem desfiles. A última escola campeã do carnaval caxiense foi a Mancha Verde, em 2016. Em 2017, 2018 e 2019 o evento não foi realizado por divergências entre a prefeitura e o setor. Em 2020, antes da pandemia, duas escolas ensaiaram a volta, mas sem apuração de uma campeã. Outros formatos do evento também estariam na pauta entre a reunião, que foi proposta pela SMC por meio da Unidade de Arte e Cultura Popular.
A secretária afirma também que somente o cenário da pandemia no ano que vem é que determinará a realização do Carnaval de rua em Caxias do Sul. Ela lembrou da disseminação de novas variantes do Coronavírus, que provocaram a suspensão de atividades do Réveillon e do Carnaval em diversas cidades brasileiras, e que estão sendo acompanhadas pelo poder público.
— O que estamos fazendo agora é um primeiro passo, pensar como será. Se vai ter, é outra discussão. Nós pensamos que será possível sim, mas essa é uma definição que será feita mais próxima da data — avalia.