A Catedral Diocesana faz uma série de atividades em homenagem a Santa Teresa, padroeira de Caxias do Sul, nos próximos dias. O destaque é uma ação nesta sexta-feira (15), quando padres estarão abençoando fiéis que passam pela Praça Dante Alighieri, entre 10h e 17h. Os voluntários da Casa Madre Teresa, que é a Pastoral Social da Catedral, estarão no local recebendo doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e remédios dentro do prazo de validade.
Serão cerca de 10 voluntários, entre leigos e padres, distribuídos na praça. O padre Volnei Vanassi, pároco da Catedral, destaca que o momento será de acolhida aos fiéis e também de mobilização para o auxílio às pessoas em vulnerabilidade social.
— Esse momento na praça é um momento de acolhida, de bênção. Vamos estar marcando uma presença acolhedora na praça, nesse circular das pessoas, no meio de tantos medos e incertezas, no meio da correria do dia também, para ser um sinal de acolhimento.
Haverá distribuição de água benta, em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Outro ponto, diz ele, é que haverá o incentivo à vacinação contra a covid-19, já que a praça é um dos pontos com equipes para a imunização:
— Vamos abençoar a água e distribuir a água e, ao mesmo tempo, vamos fazer esse incentivo se porventura alguém ainda não fez a sua dose, ou a segunda e a terceira — comenta.
A sexta-feira é o dia em que a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santa Teresa D’Ávila. Nesta data, a Catedral terá missas nos horários habituais: meio-dia, 16h e 19h. Esta última será solene e evidenciará também o trabalho dos professores durante a pandemia, já que Santa Teresa é padroeira desses profissionais.
Celebrações se estendem no final de semana
A programação em honra à padroeira de Caxias começou ainda no dia 6, com a novena de Santa Teresa nas três missas diárias, que se encerra nesta quinta. Também nesta quinta-feira, às 20h, será realizado um painel intitulado “Com Santa Teresa, vamos a São José”, que é o lema escolhido para a programação. A atividade terá a assessoria do frei Everton Maria do Santíssimo Sacramento, que é frade provincial dos Carmelitas. Os fiéis poderão participar presencialmente, seguindo todos os protocolos sanitários ou acompanhar pelas redes sociais da Catedral.
As atividades seguem nos próximos dias. O sábado (16) será marcado pela presença das famílias dos catequizandos na missa das 18h. Desde o início da pandemia, a Catedral vinha realizando as atividades catequéticas por meio digital e um grupo de crianças se prepara para a Primeira Eucaristia e outro grupo, de jovens e adultos, irá receber o Sacramento da Crisma ainda em 2021.
A data festiva será o domingo (17). A programação religiosa terá missas às 9h, 11h e 19h. A última será celebrada pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Das 11h30min às 13h ocorre a retirada do almoço no formato drive-thru, no Salão Paroquial São Leonardo Murialdo, na esquina das ruas Dr. Montaury e Flores da Cunha, no centro. O kit para duas pessoas terá quatro pedaços de frango, salsichões, risoto e maionese. Os ingressos, ao valor de R$ 60, podem ser adquiridos na Secretaria da Catedral.
Sínodo dos Bispos
A Diocese de Caxias do Sul fará na sexta-feira, às 9h30min, uma coletiva na Catedral Diocesana, na qual será explanada a fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021 – 2023, convocado pelo Papa Francisco.
— O sínodo dos bispos vai ser um momento para escutar as comunidades para que possamos fazer uma caminhada sinodal. O que significa isso? Significa caminhar juntos — comenta o pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, ao explicar que o momento será de ouvir toda a comunidade católica.
Em Roma, o processo teve início no domingo (10) e, em todas as dioceses do mundo, no final de semana 16 e 17 de outubro. Ele se estenderá por dois anos.