Dentre todas as rodovias da Serra que serão pedagiadas e obrigatoriamente precisarão passar por melhorias e ampliações, dois trechos se destacam por serem especialmente problemáticos: A descida da Serra, entre Farroupilha e São Vendelino, e o contorno norte de Caxias do Sul, também conhecido como trecho urbano da Rota do Sol.
Com pista simples, fluxo intenso de veículos e gargalos históricos, os dois segmentos serão o destino de R$ 232,7 milhões do total de R$ 258 milhões que a RS-122 receberá em duplicações e ampliações. O investimento precisará ocorrer até 2026 (quarto ano de contrato) e o valor não considera viadutos, rotatórias e passarelas, que também precisarão ser implantadas no trechos. Para se ter uma ideia, o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, a ser construído em Vila Oliva, tem orçamento previsto de R$ 200 milhões.
O contorno norte de Caxias terá duplicação na extensão de 11 quilômetros, entre o viaduto torto e o viaduto de saída para Flores da Cunha, ao custo previsto de R$ 33,89 milhões apenas para a ampliação de faixas. Ao longo do segmento também devem ser implantadas quatro rotatórias alongadas (semelhantes às existentes no entroncamento da RS-453 com a BR-470, em Garibaldi) e uma nova ponte sobre o Arroio Tega, além do alargamento da atual.
O acesso ao bairro Cidade Industrial ganhará um viaduto, assim como o entroncamento com a Rua Ludovico Cavinato que será remodelada, mantendo o cruzamento em desnível. Entre o viaduto com a Ludovico Cavinato e a saída para Flores da Cunha, o trecho terá ainda pistas laterais em ambas as margens e uma passarela em frente à empresa Sul Corte (veja abaixo).
A maior parte dos recursos, contudo, vai para os 20 quilômetros que separam Farroupilha e São Vendelino, na descida da Serra. Serão R$ 198,86 milhões para duplicar um trecho com terreno acidentado e que exige correções de traçado. A pista será deslocada em ao menos dois pontos emblemáticos para a Serra: no entorno do km 43, onde um deslizamento deixou o trânsito interrompido por 42 dias no fim de 2019 e, na curva da morte, trecho que recebeu este apelido em função de diversos graves acidentes ocorridos no local.
— O que se busca é fazer com que haja adequações na rodovia, de forma a reduzir o ângulo das curvas e torná-la mais segura, permitindo uma velocidade um pouco maior de tráfego — explicou Leonardo Leão, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), durante a audiência pública de quinta-feira (15). O banco foi responsável pelos estudos que definiram o modelo proposto.
O trecho de Serra também terá contenção das encostas e quatro rótulas alongadas. Além disso, serão construídos viadutos no km 55,6, próximo à empresa Estofados Itália, no km 57, acesso a Farroupilha junto à empresa Grendene, e no km 59, o entroncamento junto à empresa Tramontina.
Ao todo, a concessionária precisará investir R$ 1,3 bilhão ao longo de 30 anos em toda extensão da RS-122. Os R$ 25 milhões restantes destinados a ampliações serão aportados a partir do 13º ano de contrato para a triplicação do trecho entre Caxias e Farroupilha. Além disso, R$ 224 milhões serão destinado a melhorias, como as interseções e viadutos e R$ 871 milhões para recuperação e manutenção.
Reclamações entre Caxias e Campestre da Serra
Com cerca de 80 quilômetros e dois pedágios previstos, o trecho entre Caxias do Sul e Campestre da Serra tem sido alvo de reclamações de moradores de Flores da Cunha, Antônio Prado e Ipê. O argumento, manifestado inclusive durante a audiência pública, é de que os municípios serão penalizados por cobrança sem que haja duplicação.
A explicação é de que não há volume de tráfego que justifique uma duplicação. Contudo, o trecho terá 16 rotatórias para melhoria de acessos até 2026, passarelas e outras melhorias, como reforço e alargamento de pontes.
— Neste segmento, existe previsão de grande investimento em acostamentos, com o alargamento da rodovia. Apesar de não ter duplicação, isso vai melhorar muito a fluidez — afirma o engenheiro responsável pelo projeto, Eduardo Padilha.
Apesar da previsão inicial de não duplicação, a equipe técnica afirma que a concessionária precisará fazer uma duplicação caso o volume de 12 mil veículos por dia seja atingido ao longo dos 30 anos.
O que está previsto
Contorno norte
- Duplicação: R$ 33,89 milhões
- Rótula alongada no km 69,2 (acesso à Estrada dos Romeiros): R$ 2,9 milhões
- Viaduto com acessos em rotatória no km 70,1 (acesso ao bairro Cidade Industrial): valor não divulgado
- Rótula alongada no km 71,7 (acesso à Fundação Marcopolo): R$ 2,9 milhões
- Nova ponte sobre o Arroio Tega e alargamento e reforço da atual (km 73,5): 21,6 milhões
- Rótula alongada no km 75 (acesso a Monte Bérico): R$ 2,9 milhões
- Rótula alongada no km 76,4 (próximo à empresa Brasdiesel): R$ 2,9 milhões
- Remodelação do entroncamento com a Rua Ludovico Cavinato (km 78,2), mantendo viaduto: R$ 5,85 milhões
- Ruas laterais no acesso à empresa Brasdiesel e no trecho entre a Rua Ludovico Cavinato e o viaduto de saída para Flores da Cunha: valor não divulgado
- Passarela no km 78 (em frente empresa Sul Corte): R$ 930 mil
Trecho Farroupilha-São Vendelino
- Duplicação: R$ 198,86 milhões
- Construção de contenção de encostas e correção de traçado nos kms 43 (próximo a ponto de desmoronamento em 2019) e 47 (curva da morte): valor incluso na duplicação
- Rótula alongada nos km 50 e 51,6 (região da localidade de Emboaba): R$ 2,9 milhões cada
- Rótula alongada no km 53,9 (próximo a Nova Milano): R$ 2,9 milhões
- Viaduto no km 55,6 (em frente à empresa Estofados Itália): R$ 7,07 milhões
- Viaduto e passarela no km 57 (acesso a Farroupilha pela Grendene): R$ 7,5 milhões e R$ 930 mi respectivamente
- Rótula alongada no km 58 (em frente ao posto Treviso): R$ 2,9 milhões
- Viaduto no km 59 (entroncamento da empresa Tramontina): R$ 15,6 milhões
Caxias-Campestre da Serra
Terá rótula simples nos kms abaixo, com custo de R$ 300 mil cada. O total a ser investido é de R$ 4,4 milhões. Os pontos ficam entre Caxias do Sul e Antônio Prado.
- km 81,48
- km 89,31
- km 89,92
- km 92,35
- km 93,63
- km 94,65
- km 96,4
- km 113,2
- km 119
- km 120,55
- km 121,57
- km 127,76
- km 128,74
- km 129,71
- km 131,56
- km 148,65