Quatro famílias do bairro Serrano, em Caxias do Sul, precisam da solidariedade da comunidade para recomeçar a vida e reconstruir as casas onde viviam após um incêndio destruí-las na sexta-feira (11). As residências ficavam na Rua Olinda Blauth, na chamada Vila Sapo. De acordo com o levantamento inicial dos bombeiros, em uma das casas viviam um casal e duas crianças, em outras duas moravam cinco integrantes e, na quarta moradia queimada, residiam nove pessoas, entre adultos e crianças. A Defesa Civil esteve no local para verificar a necessidade das famílias envolvidas com o incêndio. Ainda segundo os bombeiros, não se sabe o que pode ter iniciado o fogo.
Na manhã deste sábado (12), o pastor Edmilson José da Silva, 43 anos, foi até a Vila Sapo ver o que sobrou da moradia onde vivia com a esposa Camila Adriane Cardoso da Rosa, 33, e os filhos Isaac, dois, e Isabella, de um ano e três meses. Abalado, pediu para que as doações à família sejam entregues no Centro Comunitário do Serrano, que fica no Travessão Leopoldina.
— O pessoal da prefeitura já falou conosco e vamos ter o aluguel social, mas ainda não sei se vamos poder reconstruir a casa. Estou muito abalado nesse momento — desabafa ele, que agradece por ninguém ter se ferido.
A esposa dele, Camila, conta que desde a sexta tem recebido o carinho da comunidade, que procura a família para ajudar. Ela, o esposo e os filhos não estavam em casa no momento do incêndio e chegaram ao local meia hora depois do fogo ter começado:
— Chegamos e não tinha mais nada. Morávamos ali há cinco meses. Ainda estamos pagando a nossa casa. O fogo começou 19h e às 19h30min já não tinha mais o que fazer. Desde ontem (sexta) ganhei muitas coisas, sou grata por esse carinho. Perdemos tudo, mas sou grata a Deus porque não estávamos dentro de casa.
O cheiro de madeira queimada ainda estava no ar na manhã deste sábado na Vila Sapo. Logo após que o fogo começou, na sexta, quatro caminhões dos Bombeiros foram acionados para conter as chamas. A equipe levou quase quatro horas para controlar o fogo. O local já foi cenário de uma tragédia em 2012, quando três irmãos morreram em um incêndio em 31 de agosto.
Saiba como ajudar
- Quem quiser ajudar as famílias que tiveram as casas destruídas pode entrar em contato pelo telefone (54) 99126.1970, com Tainara, ou pelo (54) 99179.3014, com Tatiana.
- Doações devem ser entregues no Centro Comunitário do bairro Serrano, no Travessão Leopoldina.