A imunização deve avançar nos próximos dias em Caxias do Sul para um das categorias que mais tem contato com o público: os professores. Ainda não está definida a data para começar a vacinação, mas, segundo a secretária municipal de Educação (Smed), Sandra Negrini, os profissionais da educação infantil serão os primeiros a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 na cidade. É importante lembrar que neste grupo já há profissionais que foram vacinados, já que foram contemplados pela idade, por terem comorbidades, serem gestantes ou terem tido bebê há 45 dias.
O cronograma em Caxias respeita a determinação do governo estadual que anunciou, na sexta-feira (28), que a imunização deste grupo se inicia no RS a partir da próxima remessa de doses entregues pelo governo federal. A medida foi possível depois da divulgação de uma nota técnica do Ministério da Saúde que altera a estratégia nacional de imunização. Conforme o documento, municípios que já tenham executado 100% da aplicação de doses dos grupos de maior vulnerabilidade, e que tenham saldo de vacinas, já poderão iniciar a vacinação dos trabalhadores da educação.
— A imunização se inicia pelos professores que atendem a educação infantil, independentemente da rede (pública ou privada) — ressalta a secretária de Educação de Caxias.
Ela ainda explica que a prefeitura está realizando o levantamento de quantos profissionais atuam na educação no município, mas a expectativa é de que a imunização comece na primeira quinzena de junho:
— Precisamos ter os quantitativos atualizados de todas as redes. Na rede municipal temos 4,5 mil trabalhadores da educação. Agora estamos realizando o levantamento das demais redes.
SMS avalia situação atual da imunização em Caxias
A secretária municipal de Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi, explica que a aplicação do imunizante nos profissionais da educação acontece ao mesmo tempo em que prossegue a imunização dos demais grupos.
— Nós queremos muito imunizar os professores, mas dependemos e seguimos rigorosamente o que determina o PNI. Felizmente houve essa flexibilização que nos permitirá avançar neste grupo — diz.
Daniele considera positivo o avanço da imunização na cidade nos últimos dias:
— Já imunizamos quase 30% da população caxiense, sempre com agilidade e qualidade. Temos uma capacidade enorme de vacinação, só precisamos de doses. Hoje (neste sábado), por exemplo, a expectativa é vacinar 10 mil caxienses.
Vacinação em professores da Serra
Na Serra, Nova Roma do Sul foi o município pioneiro na vacinação contra covid-19 em profissionais da educação. Segundo a prefeitura, foram vacinadas 55 pessoas entre professores, funcionários e motoristas do transporte escolar ainda no dia 10 de maio. A vacinação ocorreu dentro das escolas, duas municipais e uma estadual. Não há instituição privada na cidade.
Em Farroupilha, as doses também começaram a ser aplicadas nos professores em 19 de maio. A imunização começou por profissionais da educação infantil e fundamental. Há 840 profissionais que lecionam no município e que estão atuando em sala de aula, ou seja, com atividades presenciais.
Já em Bento Gonçalves, a aplicação das doses em professores começou nesta semana, dia 27. Segundo a secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio, cerca de 950 profissionais que estão em sala de aula da educação infantil, nos anos iniciais e anos finais (fundamental), foram vacinados. Com a nova remessa de doses que chegou ao município na sexta-feira (28), a cidade ampliará a vacinação deste grupo nos próximos dias.
Em Garibaldi e em Veranópolis, os profissionais da educação também já começaram a ser imunizados na última semana. Já em Cotiporã todos os servidores da educação serão vacinados a partir de quarta-feira (2).