Nova Roma do Sul saiu na frente na Serra gaúcha e garantiu a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 para boa parte dos profissionais da educação na cidade. Segundo a prefeitura, foram vacinadas 55 pessoas entre professores, funcionários e motoristas do transporte escolar na última segunda-feira (10). Os profissionais receberam a primeira dose provenientes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo apuração da reportagem, Nova Roma é a primeira cidade da região a iniciar a imunização desse público. A vacinação ocorreu dentro das escolas – duas municipais e uma estadual. Não há instituição privada na cidade.
— Nós sempre tivemos a preocupação que as aulas presenciais voltassem e, por isso, a intenção de vacinar os professores. Era sempre uma bandeira nossa — esclarece o secretário da Educação, Cultura e Desporto, Cristiano Panozzo.
O secretário ainda reforça que sempre houve a prioridade para os grupos elencados pelo Ministério da Saúde (idosos, pessoas com comorbidades, entre outras).
— Inclusive, fizemos o chamado para pessoas que por acaso não tivessem sido vacinadas por estarem fora da cidade ou por outro motivo — diz Panozzo.
Até a manhã desta quarta-feira (12), o município contabilizava a aplicação de 1.104 vacinas referentes à primeira dose e 471 da segunda. Nova Roma do Sul tem cerca de 3,6 mil habitantes atualmente.
"Todos nós estávamos esperando", diz diretora que foi imunizada
Para a diretora do Colégio Estadual Nova Roma, Paula Cristina Deboni, a primeira dose da imunização representa uma espécie de alívio neste momento de retorno às aulas presenciais:
— Todos nós estávamos esperando pela vacinação. Já dá uma sensação de segurança, porque o que os professores mais querem é a vacina e nós conseguimos — diz Paula, detalhando que 24 profissionais foram vacinados na escola.
O Colégio Nova Roma atende 251 estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e também do ensino médio.
Outros cinco municípios já começaram imunização de professores no Estado
Segundo levantamento da reportagem de GZH, pelo menos cinco municípios gaúchos (além de Nova Roma do Sul), já começaram a vacinar professores e profissionais da educação. São eles: Esteio, São Leopoldo, Campo Bom, Cachoeira do Sul e Restinga Seca.