A Serra gaúcha tem distribuição diferente dos imunizantes da Pfizer. Enquanto alguns municípios estão aplicando, outros sequer têm expectativa para receber as doses. Por ter uma logística diferente, existe a exigência de uma programação elaborada. Após o envio pelo Estado, as doses ficam armazenadas na Universidade de Caxias do Sul (UCS) com temperatura de -70ºC. E, após os municípios retirarem as remessas, há cinco dias para a aplicação.
Caxias abriu agendamento para vacinação do grupo de pessoas com comorbidades e acima de 30 anos, mas as vagas foram esgotadas em pouco mais de 24 horas. Na quinta (27) será aberta uma nova rodada de agendamento. Nesta quarta-feira (26), Bento distribuiu uma parte para gestantes e quinta irá avançar aos profissionais da educação. Em Garibaldi, as doses foram aos professores de creches e Apae. Em Canela, a prefeitura está cadastrando gestantes e puérperas, deficientes físicos, visuais e auditivos, além de pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos. Por outro lado, São Marcos ainda não tem expectativa de quando irá receber os imunizantes (veja abaixo).
O Estado recebeu nova remessa quarta, de mais 37.440 doses e fará a distribuição quinta. Também chegou um novo lote com 353.250 vacinas da AstraZeneca, para comorbidades e trabalhadores do transporte aéreo e portuário. Parte também será para vacinar pessoas com deficiência permanente grave.
PFIZER NA SERRA
:: Caxias do Sul: O primeiro agendamento esgotou. Nesta quinta, a prefeitura divulga novas datas para aplicação e o público alvo.
:: Bento Gonçalves: Na quarta, as doses foram aplicadas em gestantes com comorbidades. Quinta, a vacinação se estende aos professores, em drive-thru na Fundaparque, das 9h as 17h. Os profissionais devem ser da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Além de apresentarem o cadastro preenchido no site da prefeitura, precisam ter um documento com foto e cópia do último contracheque.
:: Nova Prata: O município iniciou quarta a distribuição de 240 doses para pessoas com deficiência permanente, entre 18 e 59 anos. Elas são aplicadas na Unidade de Saúde, entre 9h e 15h30min.
:: Garibaldi: Aplicou 256 doses quarta. Foram contemplados os profissionais da educação.
:: Canela: Está cadastrando gestantes e puérperas maiores de 18 anos, público com deficiência permanente e com comorbidades, entre 18 e 59 anos. O cadastro é realizado no Centro de Feiras, entre 9h e 16h30min. Somente na semana que vem será definida a distribuição das doses.
:: Gramado: Recebeu 150 doses, mas não foi informado o planejamento de distribuição das vacinas.
:: Flores da Cunha: Irá receber na próxima semana, mas ainda não divulgou os detalhes sobre como elas serão distribuídas.
:: Veranópolis: Receberá 200 doses na próxima semana e irá divulgar as orientações.
:: Vacaria: Aguarda para a próxima semana a chegada das vacinas, que serão direcionadas inicialmente às gestantes.
:: São Marcos: Não tem previsão para chegada das doses.