Um instrutor de voo morreu na madrugada deste sábado (10) após sofrer um acidente com um paramotor no final da tarde de sexta-feira (9) na Serra. Valdair Ihacos, 36 anos, conhecido como Vavá, sobrevoava uma área na zona norte de Caxias do Sul com o filho, Leonardo Arancibia Ihacos, 7, quando ocorreu a queda. Ambos foram socorridos conscientes, mas Vavá não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. O menino segue internado na UTI Pediátrica do Hospital do Círculo e seu quadro de saúde era considerado estável até a tarde deste sábado.
O acidente aconteceu por volta das 18h, próximo à Rota do Sol, na região do bairro Santa Fé. De acordo com o major Juliano Amaral, que presenciou o resgate e prestou auxílio às equipes de salvamento, testemunhas relataram que pai e filho caíram de uma altura de cinco metros. Segundo ele, ambos conseguiam se comunicar no momento do socorro, mas tinham fraturas.
— Eles tomaram medicação para dor e saíram conscientes. Estava um perguntado do outro — conta o major, que passava pela região do acidente, viu a movimentação e decidiu ajudar.
O local onde a dupla caiu é um barranco em meio a uma clareira rodeada por mata. O acesso das equipes do Samu foi feito inicialmente por uma motocicleta e, depois, duas ambulâncias foram mobilizadas até o local. Os bombeiros também prestaram atendimento.
O velório de Valdair Ihacos ocorre na Capela Cristo Redentor, em Caxias do Sul. A cerimônia de despedida está marcada para este domingo (11), às 16h30min, no Memorial Crematório São José.