Começa na próxima segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde. A primeira fase contemplará no Estado crianças de seis meses a seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e indígenas. Nos 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, com sede em Caxias do Sul, a meta é imunizar quase 130 mil pessoas nesta etapa, que segue até 10 de maio. No total, o objetivo é chegar a 456 mil vacinados contra a gripe na região.
Até agora, a Serra recebeu 37.110 doses do imunizante da influenza. A campanha segue até 9 de julho, dividida em três fases. Na segunda, que começa em 11 de maio, o público-alvo serão os idosos e professores. A terceira, a partir de 9 de junho, contemplará ainda pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, funcionários de portos, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, servidores que atuam no sistema prisional e detentos.
Neste ano, ocorre uma particularidade devido à vacina contra a covid-19. Órgãos de saúde recomendam que os imunizados contra o coronavírus deem um intervalo de 14 dias para tomar a dose contra a gripe. É que a interação das recém-desenvolvidas fórmulas para conter a pandemia com outros imunizantes ainda é desconhecida.
Vacinação em Caxias do Sul
Caxias do Sul recebeu um montante de 16.360 vacinas, o que é suficiente para imunizar 29% do público-alvo desta primeira fase da campanha. Os profissionais da área da saúde receberão a dose nos próprios locais de trabalho. Para gestantes, mulheres no pós-parto e crianças, a imunização será feita nos postos de saúde (com exceção do São Vicente, reservada para apoio a casos suspeitos de covid-19) e nas Unidades Básicas Vacinadoras Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. O horário para receber as doses será das 8h às 16h na maior parte dos locais, mas se estende até 18h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário.
As crianças têm de apresentar a carteira de vacinação, grávidas devem levar documento com foto e a carteira de gestante e, para as mulheres no pós-parto, a solicitação é o documento com foto. Quem tiver, deve levar também o cartão SUS.
Vacinação em Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves, o público-alvo na primeira etapa é estimado em 14 mil pessoas. A vacinação ocorre nas UBSs Central e São Roque, além do Centro de Referência Materno Infantil. O atendimento ocorre das 7h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min. A Secretaria Municipal da Saúde diz que é preciso apresentar a carteira de vacinação.