Após questionamento do vereador Juliano Valim (PSD) sobre a disponibilização de álcool gel 70% nos ônibus de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade trabalha para encontrar soluções para garantir a oferta no transporte coletivo urbano. A secretaria já consultou o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e buscou informações a respeito dos frascos de álcool usados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de Porto Alegre.
Por motivos legais, é necessário ter, no mínimo, três orçamentos distintos de produtos similares para adquirir os frascos e o álcool gel. Atualmente, conforme o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, a pasta recebeu retorno de somente dois fabricantes. A expectativa é de que essa situação possa ser normalizada até o final da semana ou na próxima.
Ainda conforme a secretaria, não existe no mercado uma embalagem específica para colocar dentro dos ônibus e, por isso, a prefeitura busca alternativas. Em Porto Alegre, por exemplo, as embalagens foram anexadas com braçadeiras. Em Caxias, prevê-se colocar o álcool gel na entrada de todos os ônibus do transporte coletivo.