Um aumento expressivo na procura de testes da covid-19 foi observado nos últimos dias pelos laboratórios de Caxias do Sul. No Microlab, se comparada a janeiro, a demanda triplicou desde o dia 15 de fevereiro. Nessa semana, a cada três pessoas que realizaram o teste, duas foram positivas para o coronavírus. A média é de 350 a 500 testes por dia. Conforme a diretora técnica Lorelay Ferreira, dos 83 testes realizados no último sábado (20), 70% tiveram resultado positivo e, na última segunda e terça-feira a média de resultados positivos foi de 30%.
— O que observamos é que dos pacientes que vem aqui no balcão fazer exames, muitos deles são positivos. Os que solicitam coleta domiciliar e coletas empresariais, raramente positivam, por isso acaba equilibrando a média.
No Hospital do Círculo, o aumento também foi expressivo. A infectologista Giorgia Torresini chama a atenção para a contaminação em adultos jovens. Conforme ela, a tendência é que nos próximos 15 dias a situação fique bem complicada e preocupante.
— Na quarta-feira, de 90 testes, foram 45 positivos e 45 negativos. Ontem (quinta-feira, 25) foi a mesma proporção. Já nesta sexta-feira, 70% deu positivo e 30% negativo. O dia com mais testes realizados do mês foi na segunda-feira (22), com 162 realizados— destaca.
No Alfa, desde a semana passada a procura por testes dobrou, assim como o percentual de casos positivos: de 19% para 37%.