A Secretaria da Cultura de Caxias do Sul se reúne nos próximos dias com representantes de eventos para definir se haverá Carnaval na cidade em 2021. A primeira reunião está marcada para esta quarta-feira (13) à tarde para tratar da situação dos blocos carnavalescos. A outra, com escolas de samba, deve ocorrer no início da semana que vem.
Esta será a primeira rodada de conversas sobre o assunto entre a gestão municipal, empossada há poucos dias, e os realizadores dos eventos de Carnaval. A dúvida acerca da programação ocorre um ano depois da retomada do desfile das escolas de samba. Por três anos, as atividades tinham ficado suspensas devido à falta de ingestão de recursos públicos e apoio da administração municipal ao evento. Já os blocos, que se tornaram uma tendência nos últimos anos em Caxias, se mantiveram ativos e correm o risco de não serem realizados pela primeira vez na cidade. Mas ainda não há nenhuma decisão tomada, como afirma a secretária da Cultura, Aline Zilli:
— Vamos ouvir eles, conversar, ver quais são as possibilidades e intenções para tomar uma decisão conjunta e que seja a mais acertada.
Enquanto a situação segue indefinida no município mais populoso da Serra, outros já decidiram cancelar os eventos. É o caso de Veranópolis, que realizava um evento com bandas se apresentando no palco montado na Praça XV de Novembro. A secretária da Cultura, Diana Alessio Tomiello, diz que essa possibilidade já tinha sido acenada no ano passado após o avanço da pandemia e foi tomada definitivamente nos últimos dias:
— Realmente, em virtude dos casos, a gente não vai fazer nenhuma atividade que promova aglomeração de pessoas.
No Litoral Norte, a prefeitura de Arroio do Sal, um dos principais destinos para o veraneio de moradores da Serra, também já decidiu que não haverá Carnaval. Em entrevista ao Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha Serra, o prefeito Afonso Flavio Angst, o Bolão, lamentou o cancelamento do evento e projetou um aumento de veranistas na época da folia na cidade:
— No Carnaval, eu acredito que as pessoas devam vir para Arroio do Sal. Nós vamos, mais uma vez, trabalhar incisivamente para que não tenha aglomerações. Vamos aumentar o número de seguranças, vamos aumentar o número de fiscais e vamos, com certeza, ter um bom apoio da Brigada Militar.
A terça-feira de Carnaval neste ano será no dia 16 de fevereiro.