Cerca de 50% dos leitos disponíveis em hotéis e pousadas do Litoral Norte já estão reservados por veranistas para o Carnaval. Das 15 mil vagas liberadas, 7,5 mil já foram reservados, conforme o Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes do Litoral Norte.
Atualmente, os estabelecimentos estão atuando com apenas 75% da capacidade permitida em função da pandemia de coronavírus. A presidente da entidade, Ivone Ferraz, afirmou que a procura surpreende o setor e esta acima da média de anos anteriores.
— O brasileiro deixa tudo pra última hora. Então o que temos agora é algo bem expressivo, porque está dentro da média de anos anteriores. Em função da pandemia, houve uma redução de leitos. Diante disso, a procura é muito grande. Sobre a aglomeração, as pessoas precisam ter responsabilidade — afirmou Ivone.
A expectativa do setor é que 100% dos leitos possam ser liberados até o Carnaval.
A região que compreende os municípios do Litoral Norte está em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado. Mas como adotaram o modelo de cogestão, alguns setores, como o de serviços, atuam com as regras da bandeira laranja, com restrições mais amenas do que as da bandeira vermelha.
O Carnaval de 2021 ocorre entre os dias 16 e 19 de fevereiro. Uma reunião para tratar dos protocolos a serem seguidos durante a festividade serão discutidos no início do próximo mês. Encontro contará com os novos prefeitos da região e a 18ª Coordenadoria de Saúde do Estado.