As obras para a conclusão da BR-285 em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra devem começar no início de 2021. A previsão foi dada pelo ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, na manhã desta quarta-feira (9). Ele não especificou, no entanto, uma data para o início do trabalho.
Nesta terça-feira (8) foram conhecidas as propostas das empresas participantes da licitação para a elaboração dos projetos e execução das obras. A melhor colocada entre oito participantes foi a Planaterra - Terraplenagem e Pavimentação Ltda, que apresentou proposta de pouco mais de R$ 72 milhões sobre um orçamento de R$ 80 milhões.
Agora, a empresa tem até esta quarta para entregar a documentação exigida para ser confirmada como vencedora e ter o contrato assinado. Caso os requisitos não sejam atendidos, a segunda colocada é acionada. Até a homologação do resultado, contudo, é necessário aguardar prazos de recursos previstos na legislação.
A finalização do trâmite ainda neste ano é fundamental para garantir os R$ 12,1 milhões em emendas parlamentares já reservados no orçamento de 2020. Caso não se consiga concluir o processo até 31 de dezembro, será necessário fazer nova captação de recursos.
— O importante é, neste ano, contratar a empresa. O mínimo é ter a licitação homologada — afirma o engenheiro do DNIT responsável pela BR-285 na região, Adalberto Jurach, que acredita que o prazo disponível é suficiente, caso não haja empecilhos.
Como a obra será realizada via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), a empreiteira responsável terá que revisar e atualizar projetos, além de executar as obras. Apesar do prazo de início do trabalho na rodovia previsto pelo ministro, não se descarta que inicialmente as equipes se concentrem nas pranchetas.
— Teria condições de iniciar alguma obra em paralelo com os projetos, mas tudo vai depender, depois da assinatura do contrato, do plano de trabalho que a empresa vai apresentar — explica Jurach.
Além do asfaltamento em pista simples de um total de 8,87 quilômetros pendentes no lado gaúcho, o edital prevê a construção de duas interseções (acessos), dois viadutos de passagem para a fauna e uma ponte com 400 metros de comprimento e 60 metros de altura sobre o Rio das Antas. A previsão é que a obra seja entregue cerca de dois anos após o início da construção.
Espera de seis anos
A última vez que os moradores dos Campos de Cima da Serra viram a inauguração de um trecho asfaltado da BR-285 foi em 18 de agosto de 2010, quando o então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve em São José dos Ausentes para inaugurar o acesso pavimentado à cidade. Pelos dois anos seguintes, o trecho em direção à Santa Catarina passou por terraplenagem do novo traçado, mas o trabalho foi interrompido por problemas no licenciamento ambiental. Em maio de 2014, houve uma tentativa de retomada da obra, mas a empreiteira responsável apresentava dificuldades financeiras, o que acarretou na rescisão do contrato.
Quando estiver concluída, a BR-285 vai formar um corredor estratégico, cruzando todo o Rio Grande do Sul. Em São Borja, na fronteira oeste, a rodovia vai se interligar com estradas argentinas, permitindo uma ligação rodoviária entre o porto de Imbituba, em Santa Catarina, e o porto de Antofagasta, no Chile. O lado catarinense da estrada está em construção na Serra da Rocinha, no município de Timbé do Sul. Dos 22 quilômetros em obras, oito foram liberados ao trânsito em outubro.