Um morador de Caxias do Sul ingressou, nesta sexta-feira, com ação popular na 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública da cidade contra o município para tentar impedir a reforma na Praça Dante Alighieri.
Leia mais
Por um voto de diferença, conselho aprova proposta de reforma da praça Dante Alighieri, em Caxias
Os 12 pontos mais polêmicos e impactantes da revitalização da Praça Dante, em Caxias
Praça Dante Alighieri, em Caxias, será fechada parcialmente para revitalização no segundo semestre
No texto, Carlos Gilberto Zago, morador do bairro Santa Catarina, por meio de seu procurador, João Paulo Boeno Pagno, alega que é direito do cidadão participar da vida política do município, fiscalizando a gestão do patrimônio público, "rezando pela não violação da Lei Orgânica Municipal, Plano Diretor e demais leis inferiores e, também, pela proteção do coletivo direito fundamental de terceira geração referente à preservação do patrimônio cultural."
A ação requer que a prefeitura não cometa qualquer ato físico da noticiada reforma sem a outorga legislativa prevista na Lei Orgânica Municipal. "Bem como se abstenha de alterar a horizontalidade da Praça Dante Alighieri e a simbologia maçônica nela inserida desde a década de 1930." Solicita, ainda que o município seja citado e que o proponente da ação seja ouvido.
As obras referidas são as anunciadas pela prefeitura previstas para o segundo semestre deste ano na praça. Entre as intervenções estão a inclusão de ferramentas de comunicação wi-fi, bicicletário, a construção de um quiosque para a guarda municipal e de um novo banheiro, a redução do tamanho de alguns canteiros e a edificação de um palco multiuso.