A Serra poderá ter uma rota do vinho. A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou a criação da rota nacional do turismo enológico composta por 14 cidades produtoras de vinho do Estado.
Trata-se do Projeto de Lei 4795/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS). A região fará parte da rota nacional do turismo enológico, cultural, artesanal, paisagístico, ecológico e gastronômico.
As cidades incluídas na rota são: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Veranópolis.
O relator, deputado Renato Molling (PP-RS), afirmou que o enoturismo é uma forma de divulgação dos produtos locais e incremento das vendas, tanto no mercado interno quanto no exterior.
Ele destacou que a produção de uva e vinho no Rio Grande do Sul é o fio condutor de desenvolvimento das regiões, trazendo consigo o desenvolvimento do artesanato, de polos gastronômicos e da agropecuária locais.
Na opinião do parlamentar, a proposta fomentará o crescimento econômico da região.
A exemplo das comissões de Cultura e de Integração Nacional da Câmara, Molling também optou por recomendar a rejeição do Projeto de Lei 4794/12, que institui o Vale dos Vinhedos como a Capital Nacional do Enoturismo. A medida, também de autoria de Cherini, tramita em conjunto com o projeto aprovado. De acordo com a justificativa de Molling, as duas proposições têm objetivos idênticos.
Tramitação
A proposta, já aprovada em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura, de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, ainda será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Enoturismo
Comissão aprova criação de rota do vinho na Serra
Projeto de lei prevê circuito em 14 cidades
GZH faz parte do The Trust Project