A diretora do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Lígia Barreto, disse na manhã desta quinta-feira, que acredita ser possível modificar o futuro aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, para o transporte de cargas, além de passageiros. A declaração foi dada durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
De acordo com Lígia, quando o Estado estava à frente dos trâmites para a construção do terminal levava em conta as necessidades de transporte internacional de cargas e passageiros. Em 2012, porém o projeto passou para as mãos da Secretaria Nacional de Aviação Civil devido ao lançamento do programa de incentivo à aviação regional.
A troca de gestão provocou alteração no foco, já que o programa federal trabalha com projetos padronizados para aviação regional de passageiros. Apesar disso, a diretora acredita que é possível modificar a categoria durante a implantação, já que é uma necessidade reconhecida na região.
- A questão da carga vai se resolver ao longo da implantação. Ele vai se moldar porque essa é a necessidade - explicou.
Lígia garantiu que o retorno da Secretaria da Aviação Civil é de que o aeroporto está garantido e que o governo federal trabalha nos encaminhamentos do Estudo de Impacto Ambiental.
Durante o encontro, no entanto, os participantes foram unânimes em defender a união dos líderes da Serra para o que o aeroporto saia da forma desejada. Houve, inclusive, a defesa de parcerias público-privadas para viabilizar o terminal.
Para justificar a necessidade do investimento, o diretor de infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo, destacou que Santa Catarina tem cinco aeroportos internacionais de carga e passageiros, enquanto o Rio Grande do Sul tem apenas um, com deficiências no transporte de cargas.
Participantes também fizeram críticas à estrutura do aeroporto Hugo Cantergiani. Conforme a presidente da agência de Turismo Farrapo Travel, Gisela Inácio Wagner Rodrigues, não há sequer guarda-chuvas suficientes no terminal atual.