É o assunto que corre nas lojas do Centro, que faz pedestres caminharem atentos e motoristas conduzirem os carros mais devagar. A proibição de conversão em quatro quadras da Avenida Júlio de Castilhos fez com a quinta-feira amanhecesse diferente no Centro de Caxias.
A mudança começou por volta das 8h30min no cruzamento com a Rua Garibaldi e seguiu pelas esquinas com as ruas Visconde de Pelotas, Dr. Montaury e Marquês do Herval. Para oficializar o ato, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e o secretário de Trânsito Manoel Marrachinho acompanharam o começo das mudanças.
- Eu estou tranquilo em relação às novidades da Júlio. Talvez, na Sinimbu e na Pinheiro, os motoristas estranhem um pouco mais. Mas está tudo bem sinalizado - afirmou o prefeito.
O que você está achando das mudanças no trânsito da área central de Caxias do Sul?
E, de fato, não é por falta de sinalização que alguns motoristas insistiram em desrespeitar a proibição. Além das placas instaladas nas ruas, há reforço de uma placa móvel posicionada próxima ao canteiro central. Um fiscal acompanha o fluxo em cada esquina. Pela manhã desta quinta, outra placa, no estilo bandeira, foi fixada no sentido São Pelegrino-Centro e orienta que os motoristas já dobrem à direita na Garibaldi e sigam pela Sinimbu caso queiram acessar a Visconde de Pelotas.
- Só teve um motociclista que cruzou à esquerda na Dr Montaury até agora. E foi de malandro, porque viu as placas e eu sinalizei - afirma o fiscal de trânsito Juarez Machado.
Durante mais de uma hora de observação do Pioneiro, apenas um motorista foi flagrado desrespeitando a proibição da conversão na Visconde. O fluxo de carros seguiu tranquilamente e não houve registro de congestionamento ou tumulto. Pedestres e motoristas procuravam informações com os fiscais.
- Eu queria entender em qual não poderia entrar exatamente, mas está tudo bastante claro. Moro aqui na Visconde e, depois das 17h, eu não saio de casa de carro. É impossível. O tempo vai dizer se essas soluções resolvem - avalia o engenheiro civil Sérgio Stelmar Netto.
Não respeitar proibição de conversão é infração gravíssima e resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Os fiscais multarão somente daqui sete dias.
Na próxima semana, haverá mudanças na Sinimbu. Será proibido converter na Garibaldi e Doutor Montaury. A equipe de Trânsito começa a sinalização nestas vias a partir da sexta-feira.
Trânsito
Motoristas respeitam mudanças de conversões da Júlio de Castilhos, em Caxias
Desde 8h30min desta quinta, não é possível virar à esquerda em quatro quadras da rua
GZH faz parte do The Trust Project