Além do chocolate, certamente a delícia mais badalada em período de Páscoa, o peixe e o vinho são também muito populares nesta época. A verdade é que todos eles trazem benefícios à saúde, desde que consumidos com consciência, é claro.
A professora do curso de Nutrição da UCS Heloísa Theodoro, recomenda que as pessoas comam cerca de 30 gramas de chocolate por dia _ isso representa mais ou menos quatro quadradinhos de uma barra. Mas para ser benéfico à saúde, o chocolate precisa ter maior quantidade de cacau. O mais indicado é o amargo.
- Quanto maior o percentual de cacau, mais benéfico para quem está consumindo - recomenda a nutricionista.
Já o peixe tem chance de entrar no cardápio com mais força. Conforme Heloísa, ele pode ser consumido diariamente, já que é rico em Ômega 3, gordura boa que vai aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o LDL (ruim), além de ser fonte de proteína e possuir efeito protetor e antioxidante.
- O peixe pode ser consumido diariamente, mesmo os enlatados, como atum e sardinha, trazem benefício à saúde. É uma forma de introduzir aos poucos na rotina alimentar. O consumo muito esporádico não vai trazer tanto benefício - pondera a nutricionista.
Além de harmonizar muito bem com chocolate ou peixe, o vinho tinto é outro ingrediente especial para a receita da boa saúde. De acordo com o médico cardiologista Jairo Monson Filho, as pessoas que bebem vinho regular e moderadamente têm 40% menos doenças cardiovasculares. A ação sinérgica entre o álcool e os polifenóis tem efeito marcante, diminui a mau colesterol e melhora a circulação. Outro fato interessante é que o vinho, quando harmonizado com o peixe, aumenta os efeitos benéficos da carne.
- As pessoas que bebem vinho têm 20% menos chance de desenvolver qualquer tipo de câncer, o consumo também aumenta a expectativa de vida. As regiões mais longevas do mundo são vitivinícolas, e cerca de 85% dos centenários são consumidores de vinho - revela o cardiologista.
Para quem não pode tomar vinho, o suco de uva integral traz praticamente os mesmos benefícios à saúde.
BENEFÍCIOS DE CADA TIPO DE CHOCOLATE
* Ao leite: possui menos gordura hidrogenada na sua composição e, portanto, é menos calórico (com exceção daqueles que contêm nozes, cremes, frutas cristalizadas, entre outros).
* Branco: produzido a partir da manteiga de cacau, ele é o que possui menos propriedades benéficas à saúde. Além disso, é rico em gorduras saturadas, que colaboram para a elevação do peso.
* Amargo: fabricado com grãos torrados de cacau, ele contém pouco açúcar e não tem acréscimo de leite na composição. É considerado um dos mais benéficos à saúde, já que é rico em flavonoides, substâncias que agem melhorando a circulação.
* Diet: indicado para diabéticos, já que não possui açúcares na composição. Porém, carrega um teor maior de gordura para garantir a mesma consistência. Sendo assim, às vezes, é mais calórico do que o normal, dependendo da marca.
BENEFÍCIOS DO PEIXE
* É de fácil digestão
* Todos os tipos de peixe assemelham-se em quantidade de proteínas e purinas
* Em geral, possuem 4% de gordura (linguado, truta, badejo, vermelho, espada, robalo)
* Os peixes ricos em gordura possuem de 6% a 15% (salmão, cavala, carpa, atum, tainha, merluza, sardinha)
* Peixes de água salgada são fonte de iodo, possuem quatro vezes a quantidade de cálcio que outro tipo de carne
* Óleo de fígado de peixe é rico em vitaminas A e D
* Os moluscos (ostras, mariscos e mexilhões) possuem sua composição semelhante aos peixes magros
* Os crustáceos (lagosta, camarão, caranguejos) são semelhantes aos peixes com maior teor de gordura, fontes de vitamina A
Fonte: nutricionista e professora Heloísa Theodoro
BENEFÍCIOS DO VINHO
* A ingestão regular e moderada pode diminuir de 40% a 60% as doenças e mortes por causa cardiocirculatórias
* Há probabilidade 20% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer. Para alguns tipos de cânceres a proteção ainda é maior, como por exemplo, o câncer de ovário nas mulheres, o de próstata no homem e o de intestino em ambos
* As pessoas que bebem vinho regularmente têm uma expectativa de vida a mais de 20% a 45%. E também envelhecem com melhor qualidade de vida, com melhor nível de comunicação e memória e com menos incontinência e doenças crônicas
* As mulheres que tomam vinho regular e moderadamente junto com as refeições têm uma proteção ao desenvolvimento de osteoporose. Os polifenóis, que existem em quantidade apreciável nos vinhos, têm um efeito anti-inflamatório, sendo uma barreira ao desenvolvimento de artrites
* A ingestão regular e moderada de vinho também promove uma proteção ao desenvolvimento de catarata e degeneração macular, duas das principais causas de cegueira nos adultos
Fonte: Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)
Alimentação
Populares em época de Páscoa, chocolate, peixe e vinho podem trazer benefícios à saúde
Se consumidos com consciência, trio pode fazer parte do cardápio o ano inteiro
GZH faz parte do The Trust Project