Um projeto audacioso prevê a ampliação do Santuário Diocesano de Caravaggio e um melhor aproveitamento da área que contorna a igreja. Se o plano diretor que está sendo elaborado vingar, o espaço mais visitado pelos católicos na Serra pode dobrar de tamanho.
Não há verba destinada para as mudanças ou cronograma de obras. O projeto aguarda aprovação da Assembleia do Clero da Diocese de Caxias do Sul, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira.
Ele prevê a retirada do estacionamento frontal, que seria deslocado para os fundos do Santuário. Um palco fixo para missas campais e uma espécie de deck, que contorna o templo e oferecendo proteção contra a chuva para os fiéis, também estão desenhados no papel.
A semelhança com a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida consiste na organização interna: arredondado, o altar passaria para o meio da cúpula. A imagem da santa seria deslocada para os fundos, a fim de que o fiel que deseje tocar na imagem não precise interromper a missa.
As estradas percorridas pelos peregrinos durante as romarias, de Caxias do Sul a Farroupilha, receberão capitéis e outros ícones de religiosidade. Ao chegar na igreja, o romeiro poderá sentar em espaço mais cômodo, como, por exemplo, uma arquibancada. A Central de Acolhida ao Peregrino, adaptada para onde hoje fica os Ex-Votos, terá espaço para café, compra de artigos religiosos e atendimento à imprensa.
Os Ex-Votos seriam transferidos para o subsolo no templo ampliado.
Todas as mudanças dependem, além do esforço da Diocese, da boa vontade do fiel. Assim como na construção do Santuário, que demorou 18 anos para ser erguido, o devoto de Nossa Senhora de Caravaggio precisará ajudar. A estratégia de doação ainda não está definida.
Conheça o projeto
- O prédio do Santuário deve dobrar de tamanho. Um anexo, do mesmo tamanho que a parte frontal do santuário, será erguido aos fundos do templo.
- Essa extensão concentrará salas de confissão, pequenas capelas laterais e também a imagem da santa. Para construir esse anexo, a construção que abriga hoje a administração do santuário, situada atrás do templo, seria demolida.
- A nova administração ficaria à esquerda da igreja, em um prédio novo.
- O interior do atual santuário será modificado: o altar será redesenhado no formato de círculo, no meio da igreja, e os bancos, posicionados no mesmo ângulo, se assemelhando à Basílica de Aparecida.
- O atual estacionamento será fechado para priorizar a circulação de pessoas.
- Um novo estacionamento será criado atrás do Santuário.
- Deckes de contemplação ao redor do templo.
- Adaptação de uma Central de Acolhida do Peregrino, onde hoje fica o espaço dos Ex-Votos, que concentrará serviços como café, livraria, sala de imprensa, entre outros,
- Os Ex-Votos iriam para um piso subsolo, construído na extensão do Santuário,
- Um palco para missas campais instalado ao lado esquerdo do santuário, com arquibancada lateral.
Mudanças
Plano Diretor prevê ampliação do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
Templo religioso pode dobrar de tamanho e aproveitar melhor área do entorno
GZH faz parte do The Trust Project