Nos distritos de Caxias, uma reclamação é comum: o baixo número de linhas ligando o interior à sede. Em Criúva, por exemplo, é comum a comunidade ir de carro até São Marcos e, lá, embarcar em ônibus para Caxias.
Moradora de Criúva, a família da professora aposentada Cassia Margarete Ramos de Castilhos, 52 anos, é um clássico. Ela, os filhos e sobrinhos têm relatos de verdadeiras maratonas para vencer a distância entre o distrito e a UCS.
Durante 10 anos, Cássia e colegas de faculdade partiam de carro até a rodoviária de São Marcos, onde estacionavam o veículo. De lá, seguiam de ônibus até a universidade. Na volta, uma maratona ao contrário: ônibus entre UCS e rodoviária de São Marcos e, depois, carro até Criúva. Tudo porque os horários em que tinham de chegar e sair da faculdade não fechavam com os coletivos.
A filha de Cássia, Maria Cândida, 27, fez o mesmo para se graduar em Farmácia. O filho, Miguel, 24, mudou-se para o centro de Caxias porque conseguiu emprego: não conseguiria ir e voltar todos os dias, conciliando estudo e trabalho.
Sobrinho de Cássia, Luiz Augusto Ramos dos Reis, 21, enfrenta a mesma maratona para cursar Agronomia na UCS. Em Vila Seca, a reclamação é quanto à retirada de linhas durante o veraneio.
- Chega essa época, eles colocam mais ônibus para a praia e a nós, que pagamos passagem o ano todo, não dão valor. O que sai da UCS (às 22h30min), eu até entendo retirarem, porque não tem aula - diz a auxiliar de farmácia Luciane Paim dos Santos, 38.
Gerente da Expresso São Marcos, responsável pelo transporte em Vila Seca, Fernando Michelin argumenta que a empresa está avaliando quais horários serão retirados:
- Somos uma prestadora de serviços, temos total interesse em atendê-los, mas precisamos ter demanda. Não podemos ter dois ou três carros com diferença de 20 minutos porque as pessoas não podem se adequar. Mas se houver demanda, vamos manter.
Interior
Moradores de distritos de Caxias reclamam do baixo número de ônibus e da retirada de linhas no veraneio
Em Criúva, por exemplo, é comum a comunidade ir de carro até São Marcos e, lá, embarcar em ônibus para a sede de Caxias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: