De virada, o Juventude conseguiu abrir uma importante vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com grande atuação na segunda etapa, o time alviverde fez 3 a 2 no Fluminense, na noite desta quinta-feira (1), no Estádio Alfredo Jaconi. Lucas Barbosa, Rodrigo Sam e Diego Gonçalves fizeram para o Verdão. Lima e Thiago Santos marcaram para os cariocas.
A partida de volta será na quarta-feira, dia 7, às 21h30min, no Maracanã. Antes, o Ju entra em campo pelo Brasileirão, domingo, às 16h, contra o Corinthians, pela 21ª rodada.
Com Ronie Carrillo como principal novidade no ataque e Lucas Freitas improvisado na lateral esquerda, o Juventude começou a partida sofrendo um gol logo cedo. Aos dois minutos, o Fluminense chegou pelo lado direito e, após cruzamento rasteiro, Zé Marcos cortou parcialmente. No rebote, Nonato levou até a linha de fundo e cavou para o lado oposto, onde Lima dominou e finalizou para as redes: 1 a 0.
Aos oito, na primeira chegada do Ju, Jean Carlos avançou pela meia esquerda e tocou para Carrillo finalizar rasteiro, sem direção. Três minutos depois, Serna recebeu de Marcelo e avançou em velocidade pelo lado direito. O chute cruzado saiu à direita da meta.
Com a desvantagem no placar, o Ju passou a ter mais posse de bola e o controle das ações. Porém, faltava o acerto no último passe para levar perigo ao goleiro Fábio. Aos 23, Jadson recebeu no lado direito e cruzou na área para Carrillo cabecear para fora.
Aos 30, após erro do Ju na saída defensiva, Marcelo recebeu livre na intermediária e finalizou para o gol. Gabriel defendeu em dois tempos. Na sequência, uma falta clara, por trás, de Marcelo em Jean Carlos, não marcada pela arbitragem, iniciou uma grande reclamação alviverde. O meia e o técnico Jair Ventura acabaram punidos com o amarelo.
O time alviverde insistia nos cruzamentos laterais para a área, mas sem eficiência. Nos acréscimos, após novo levantamento da esquerda, Lucas Barbosa errou o cabeceio. Aos 50, em cobrança de falta frontal, Jean Carlos bateu rasteiro e Fabio fez a defesa, na última chance da primeira etapa.
RETOMADA COM GOLS
A largada da segunda etapa teve o Ju com Luis Oyama na vaga de Caíque. E o time mostrou estar disposto a buscar a igualdade. Aos três minutos, Jean Carlos recebeu entre as linhas de marcação e tentou servir Carrillo nas costas da defesa. Fábio tentou cortar, mas a bola bateu em Thiago Santos e ficou limpa para Lucas Barbosa só empurrar para as redes: 1 a 1.
O Flu tentou responder rápido e Keno, que entrou no intervalo, fez jogada individual e serviu Lima, que finalizou em cima do goleiro Gabriel. Mas o Juventude tinha outros planos, e reafirmou a imposição na volta do intervalo. Após lançamento longo para a área, a zaga carioca afastou parcialmente e a bola ficou para Jean Carlos. O camisa 20 levantou na cabeça do zagueiro Rodrigo Sam, que testou para baixo, sem chances para Fábio. Virada alviverde: 2 a 1.
Aos 14, em outra chegada em velocidade, Jean Carlos arriscou de fora da área e quase acertou o ângulo do goleiro do Flu. Observando o domínio alviverde, Mano Menezes chamou do banco dois dos seus titulares: Ganso e Arias.
As mudanças quase surtiram efeito aos 18. Keno, em velocidade, passou por dois marcadores e finalizou rente à trave. Na resposta do Ju, aos 23, Rodrigo Sam tentou de novo na bola aérea e quase ampliou. O desvio saiu perto da trave.
Para manter a intensidade ofensiva, Jair Ventura trocou mais duas peças. Colocou Diego Gonçalves e Mandaca nas vagas de Carrillo e Jean Carlos, grande destaque do time. E as trocas surtiram efeito imediato. Aos 28, Jadson armou a jogada e serviu Diego Gonçalves à esquerda. O atacante se ajeitou, puxou para o pé esquerdo e soltou uma bomba, no canto: 3 a 1 Ju.
Nos acréscimos, em um raro momento de desatenção defensiva do Ju, Arias cruzou da direita e Thiago Santos cabeceou para as redes, descontando o placar.
FICHA TÉCNICA
Copa do Brasil - Oitavas de final (ida)
Juventude 3x2 Fluminense
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Gabriel; Ewerthon (Thiaguinho, 43/2º), Rodrigo Sam (Yan Souto, 38/2º), Zé Marcos e Lucas Freitas; Caíque (Oyama, int.), Jadson e Jean Carlos (Mandaca, 24/2º); Erick Farias, Lucas Barbosa e Ronie Carrillo (Diego Gonçalves, 24/2º). Técnico: Jair Ventura
Fluminense
Fábio; Guga, Antônio Carlos, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Martinelli, Nonato (Felipe Andrade, int.), Lima (Ganso, 16/2º) e Marcelo (Keno, int.); Serna (Arias, 16/2º) e Kauã Elias (John Kennedy, 24/2º). Técnico: Mano Menezes
Gols: Lima (F), aos 2min, no primeiro tempo. Lucas Barbosa (J), aos 3min, Rodrigo Sam (J), aos 10min, Diego Gonçalves (J), aos 26min, Thiago Santos (F), aos 48min, no segundo.
Amarelos: Caíque, Ewerthon, Jean Carlos, Jair Ventura (J); Fábio, Mano Menezes (F).
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP) auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Daniel Paulo Ziolli. O VAR será Rodrigo D Alonso Ferreira (SC).