Além das obras anunciadas pelo presidente do Juventude no Centro de Treinamentos, o clube irá ganhar em breve um novo museu. A novidade foi apresentada durante a transmissão das comemorações dos 111 anos do clube, no último sábado. O projeto do novo museu é assinado pela arquiteta Laís Stangherlin. Amanda Dal Cero, historiadora e coordenadora do atual memorial do clube, revelou alguns detalhes do acervo atual do clube.
— O memorial completou 22 anos de existência. O memorial foi fundado também no aniversário do clube, em 2002. E o memorial, hoje, traz, dentro do acervo, mais de 8 mil peças. Nós temos fotografias, acervo de vídeo, bolas, chuteiras, uniformes, medalhas e troféus. É um acervo riquíssimo que nós temos ali e que hoje, infelizmente, não conseguimos expor, por uma questão de espaço. Hoje, para vocês terem uma questão de números, a gente tem mais de três mil fotografias — comentou a historiadora.
A primeira transformação se dará no nome. O espaço deixará de ser memorial e passará a ser um verdadeiro museu. Serão muitas novidades para o torcedor. Quem já visitou o antigo memorial irá se surpreender com a transformação.
— Nova proposta, vamos trazer essas fotografias, vídeos e esse torcedor muito mais presente. O projeto vai fazer uma remodelação total no espaço. Nós vamos ganhar mais de 100 m². Vamos ter a questão da interatividade, vai ter uma linha de tempo completa formada com tablets, com materiais digitais, para que as pessoas sintam, para que elas toquem, para que elas consigam ter esse contato mais direto com a nossa expografia — contou Amanda, que revelou mais detalhes:
— Teremos três espaços que são imersivos, para as pessoas se sentirem dentro do clube. Nós vamos ter na entrada com um gramado virtual, para as pessoas poderem se sentirem pisando dentro do estádio. Nós vamos ter também uma janela interativa com vistas para o campo, para as pessoas poderem assistir jogos históricos. E vamos ter também o carro-chefe da nossa nova exposição, do nosso novo espaço, que é o chamado Corredor Jaconero. Ele é uma sala que vai ser construída em 360º, completamente fechada em LED. Ela traz uma imersão, vai ser uma sala imersiva, para que a pessoa sinta com luz e som.
O local ainda contará com um pequeno auditório para receber as escolas, as excursões que costumam visitar o clube. Todo o projeto está pronto. O clube ainda não informou quando as obras vão iniciar. Os recursos para bancar a restruturação do espaço virão da Lei de Incentivo à Cultura e não sairão do orçamento do Juventude.