Acabou a invencibilidade do Juventude como mandante no Brasileirão. O time alviverde não teve uma boa atuação no retorno ao Alfredo Jaconi e acabou derrotado pelo Criciúma por 2 a 1, na noite deste sábado (27). Bolasie fez os dois gols do Tigre e Oyama anotou para o Verdão.
Com 21 pontos, o Ju caiu para a 13ª colocação. O próximo compromisso na Série A será diante do Corinthians, domingo, em São Paulo. Antes, na quinta-feira (1º), a equipe de Jair Ventura disputa o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Fluminense, às 19h, no Alfredo Jaconi.
Com os retornos de Rodrigo Sam e Jadson, além de Ewerthon e Gabriel Inocêncio como titulares nas laterais, o Ju viu o Criciúma assustar logo no primeiro minuto. Após erro de passe de Erick Farias na saída do campo defensivo, Fellipe Mateus driblou Caíque e finalizou de bico. Gabriel fez grande defesa e espalmou para fora.
O susto fez o time alviverde entrar no jogo. Mas os erros de passe na intermediária ofensiva impediam que os comandados de Jair Ventura levassem perigo a Gustavo. A primeira finalização só veio aos 18 minutos, quando Jean Carlos arriscou e o goleiro do Tigre defendeu firme.
Na sequência, aos 22, Ewerthon recebeu na direita e tentou outra vez de fora da área. Desta vez, Gustavo defendeu com uma manchete. Em um duelo equilibrado e sem muitos espaços, era preciso que as jogadas individuais aparecessem. Aos 31, Erick Farias recebeu de Inocêncio, deixou dois para trás e bateu firme, sem ângulo. O goleiro adversário defendeu firme.
Na resposta dos catarinenses, aos 33, Marcelo Hermes apareceu na área e desviou para boa defesa de Gabriel. O Ju seguia insistindo e, aos 38, Erick recebeu na esquerda, puxou para o meio em velocidade e bateu forte, mas sem direção.
GOLS E EQUILÍBRIO
A segunda etapa começou com os dois times demorando a encontrar espaços para finalizar. Aos nove minutos, vendo as dificuldades da equipe alviverde, Jair Ventura promoveu três mudanças, com as entradas de Oyama, Nenê e Taliari.
Porém, logo na sequência, em uma desatenção defensiva, Newton encontrou Bolasie entrou os dois zagueiros do Ju. O atacante dominou e finalizou na saída de Gabriel: 1 a 0 Criciúma.
Só que a resposta foi imediata. Oyama recebeu de Jadson e arriscou o chute de fora da área. A bola desviou no zagueiro Rodrigo e morreu no cantinho: 1 a 1 e a torcida voltando a cantar a pleno no Jaconi.
A partir daí, o duelo ficou aberto. A equipe alviverde tinha mais a posse de bola, enquanto o Criciúma jogava no erro do adversário. Aos 24, em contra-ataque rápido, Bolasie foi lançado por Allano e bateu firme no canto. Gabriel fez grande defesa.
Em mais uma alteração, Ventura colocou o velocista Marcelinho no lugar de Lucas Barbosa, de atuação apagada. Aos 33, após cruzamento de Jadson do lado direito, Erick escorou para o meio da área e Gustavo defendeu.
O Criciúma voltou a assustar aos 35. Em outra saída errada, desta vez de Lucas Freitas, a bola ficou para Marcelo Hermes, que chutou cruzado e Gabriel fez outra grande defesa. No lance seguinte, espaço para o Tigre e a bola foi escorada para Claudinho, que ficou na cara do goleiro Gabriel, que defendeu com o pé do arqueiro.
O que se desenhava aconteceu aos 38. Após jogada bem trabalhada no lado esquerdo, Ronald cruzou e Bolasie apareceu livre na pequena área para só escorar de cabeça para as redes: 2 a 1 Criciúma.
FICHA TÉCNICA
Juventude x Criciúma
Brasileirão - 20ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Gabriel; Ewerthon, Rodrigo Sam, Lucas Freitas e Gabriel Inocêncio; Caíque (Oyama, 9/2º), Jadson e Jean Carlos (Nenê, 9/2º); Erick Farias (Diego Gonçalves, 37/2º), Lucas Barbosa (Marcelinho, 26/2º) e Gilberto (Taliari, 9/2º). Técnico: Jair Ventura
Criciúma
Gustavo; Claudinho (Jonatan, 44/2º), Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Barreto (Meritão, int.), Newton (Ronald, 34/2º), Fellipe Mateus (Marquinhos Gabriel, e Marcelo Hermes; Allano (Tobias, 44/2º) e Bolasie. Técnico: Claudio Tencatti
Gols: Bolasie (C), aos 11min e aos 37min, Oyama (J), aos 15min, no segundo tempo.
Amarelos: Lucas Barbosa (J); Wilker Ángel, Rodrigo (C).
Público: 6.564 torcedores.
Árbitro: Joao Vitor Gobi (SP) auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Leandro Matos Feitosa (SP). VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).