O torcedor do Juventude encarou o frio para ver o time vencer a sua quinta partida no Estádio Alfredo Jaconi. A equipe alviverde entrou em campo na tarde deste domingo (7) e derrotou o Grêmio pelo placar de 3 a 0, com gols de Gilberto, João Lucas e Erick Farias. Com a goleada, a equipe da Serra chegou aos 19 pontos na Série A do Brasileiro.
O time do técnico Roger Machado fez uma grande atuação. O Papo controlou as ações do jogo e colocou o adversário para correr atrás da bola e do próprio alviverde. O placar ainda poderia ter sido maior. O fim do jogo foi marcado pelo grito de "olé" da torcida alviverde, que ecoou pela Serra com a sonora goleada.
O JOGO
Com 10 minutos antes da bola rolar, o técnico Roger Machado teve um problema. O zagueiro Zé Marcos sentiu um desconforto no aquecimento e deixou a equipe titular. No seu lugar, o treinador teve que colocar Lucas Freitas.
No começo da partida, a primeira chance foi do visitante. Em cobrança de falta, pelo lado direito, Reinaldo tentou surpreender o goleiro do Juventude. A batida foi direta e forçou uma ponte de Gabriel, aos 6. A resposta veio dois minutos depois. Em velocidade, Jadson rolou para João Lucas. Ao lado da área, o jogador do Juventude cruzou e Erick Farias concluiu raspando o travessão.
Logo de cara, o time de Roger Machado encontrou o caminho do ataque. Com a fragilidade da marcação do setor esquerdo defensivo do tricolor, João Lucas foi muito acionado. Organizado, o Juventude colocou o time do Grêmio para correr. A equipe da capital tentou equilibrar a partida depois dos 22. João Pedro se aproveitou de um rebote de escanteio e acertou a trave esquerda do arqueiro jaconero. No ataque seguinte, o Papo largou na frente. Na segunda oportunidade de Gilberto, o camisa 9 marcou o seu primeiro gol com a camisa do Ju na Série A. Aos 24, o centroavante chutou rasteiro e a bola morreu no canto do goleiro do Grêmio.
SEGUNDO GOL E ATUAÇÃO DO VAR
Melhor no jogo, o Juventude quase ampliou. Novamente Gilberto apareceu livre. Após cruzamento da direita, o experiente atacante cabeceou para fora, aos 28min. E o segundo gol não demorou para sair. Aos 32, Geromel cortou para frente um cruzamento e o lateral João Lucas chutou forte, de primeira, para levantar a papada. Com 2 a 0, o time de Roger colocou a equipe de Portaluppi na roda.
Buscando sair do seu campo, aos 34, o tricolor descontou com Edenílson, de cabeça, mas o VAR traçou as linhas e viu impedimento. Pela primeira vez na história, o torcedor acompanhou, no telão do Jaconi, o procedimento realizado ao vivo pela cabine do VAR.
E Gabriel cresceu aos 40 minutos. Pavon foi lançado na direita, cortou para o meio e encontrou Cristaldo na entrada da pequena área. A conclusão rasteira ficou no pé do camisa 1 alviverde. Antes do apito do árbitro para o intervalo, o tricolor assustou. Depois de escanteio, Geromel desviou e Gabriel defendeu, sem dar rebote.
GOLEADA E OLÉ
Na volta do intervalo, Roger Machado promoveu uma troca. O lateral-esquerdo Alan Ruschel não retornou ao time. Gabriel Inocêncio foi para o jogo. No recomeço da partida, o Grêmio foi para o ataque. Apesar de tentar o gol, a primeira chance clara foi do time de Roger. Jean Carlos encontrou Erick Farias e o jovem atacante deu de bico para o gol. Porém, o VAR recomendou revisão na cabine e o árbitro, Matheus Candançam, viu falta no começo da jogada em Galdino. O gol foi anulado aos 10 minutos.
Aos 13, Jadson serviu Gilberto no ponto futuro. Cara a cara com goleiro Rafael, o camisa 33 conseguiu evitar o terceiro alviverde. Com 22 minutos da etapa final, o Juventude seguia com controle da partida. O jogo caiu de intensidade e ficou mais truncado. Aos 33 minutos, o time da casa teve uma chance de longe. De falta, Ewerthon arriscou uma paulada, mas a bola passou para fora.
E a banda fez a festa no Jaconi aos 37 minutos do segundo tempo. João Lucas recuperou uma bola, na linha de fundo, e cruzou na cabeça de Erick Farias. O jovem não desperdiçou e marcou o terceiro. A goleada estava sacramentada na fortaleza jaconera, 3 a 0. Aos 44, o som do Jaconi era de "olé" da torcida, enquanto o Papo trocava passes diante do milionário Grêmio. E o jogo terminou com a vitória do Juventude, para festa dos mais de sete mil presentes.
Agora, o alviverde foca a Copa do Brasil. O time da Serra encarar o Inter nos jogos da terceira fase do torneio nacional. Na quarta-feira (10), a equipe enfrenta o colorado, no Estádio Beira-Rio, às 19h. A volta será no sábado (13), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 15ª Rodada
Juventude 3x0 Grêmio
Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
Juventude
Gabriel; João Lucas, Boza (Rodrigo Sam, 2º/21), Lucas Freitas e Alan Ruschel (Gabriel Inocêncio, intervalo); Caíque, Jadson e Jean Carlos (Mandaca, 2º/30); Lucas Barbosa (Ewerthon, 2ª/21), Erick Farias e Gilberto (Gabriel Taliari, 2º/30). Técnico: Roger Machado
Grêmio
Rafael Cabral; João Pedro, Geromel (Du Queiroz, Intervalo), Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenilson (Galdino, Intervalo); Cristaldo; Gustavo Nunes (Alysson, 2º/29) e Pavon (Nathan Fernandes, 2º/15). Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Gilberto abriu o placar aos 23 minutos para o Juventude; João Lucas ampliou para o Papo aos 32 do primeiro tempo; Erick Farias fez o terceiro, aos 37 minutos do segundo tempo
Amarelos: Pavon (G), Reinaldo (G) e Gustavo Martins (G)
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli (trio paulista). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC).